Abr 19
O Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região oferece aos seus associados e familiares um amplo leque de benefícios e parcerias em diversas áreas, como saúde, lazer e educação, que contam com descontos especiais.

Em Sorocaba, os gráficos podem contar com serviços de cabeleireiro na própria sede do Sindicato, nas terças e quintas-feiras, além de sábados. Ainda na sede do Sindicato, os associados têm à disposição também atendimento odontológico com cirurgiãs dentistas, além do atendimento jurídico, com o Drº Silvio atende os gráficos toda quarta-feira, das 13h às 17h.

Na área do lazer, os associados contam com a Colônia de Férias de Ilha Cumprida e outra localizada na Praia Grande, ambas à disposição para proporcionar diversão e momentos de descanso para toda a família. Os associados também podem frequentar o Clube de Campo do Sindicato dos Químicos de Sorocaba.

O Sindicato firmou também parcerias com instituições de qualidade. Os associados contam com descontos no Plano de Saúde Intelimed; cursos gráficos no SENAI-SP; cursos de inglês e informática na Nippo e CCBEU; e com a Clínica de Psicologia Psykhé. O Sindicato também tem parceria com o Sindconvênio, em que os interessados encontram descontos em serviços da área da saúde, lazer, educação e muito mais.

Para saber mais sobre os benefícios e parcerias, consulte o site do Sindicato!

FONTE: STIG SOROCABA 

written by FTIGESP

Abr 19

written by FTIGESP

Abr 18
A empresa Paccgnella, em Caieiras, mais conhecida por Stella, mudou a jornada semanal de trabalho arbitrariamente. Na prática, acabou com o trabalho ao sábado, que era feito alternadamente. E ainda desconta tais dias nas férias dos empregados, ficando eles só com 6 dias para o descanso anual. O problema ocorre desde o início do ano, conforme apontou denúncias. O Sindigráficos já entrou no caso por se tratar de uma clara violação dos direitos trabalhistas no tocante às férias e à jornada laboral na semana. Além disso, um funcionário foi impedido de voltar ao trabalho, conforme orientou o INSS e o médico do trabalho da gráfica. O profissional sofreu um acidente laboral, sendo afastado e recebendo o auxílio acidentário. Depois de considerado apto, voltou à empresa que o afastou outra vez, sem oficialização, dizendo que outro gráfico já ocupara seu lugar. Sem oficialização, ele ficaria sem salário e podia ser demitido por justa causa por abandono. O sindicato da categoria (Sindigráficos) entrou no caso e evitou a irregularidade. E hoje o gráfico continua em casa, como aceitou, mas recebendo os direitos e salário, enquanto a situação é regularizada.

A lei não permite dividir as férias em mais de duas vezes, sendo 10 dias, no mínimo, por parte dividida", diz Luisinho Laurindo, advogado do Sindigráfico. Porém, a empresa decidiu dividi-la em 13 vezes, sendo, em média, dois dias de férias por cada mês e a última parte com seis dias. Na verdade, a gráfica Stella mudou a jornada semanal de trabalho e tem passado os prejuízos da mudança para os 30 trabalhadores, suprimindo 24 dias das férias e concedendo só seis dias para o descanso anual.

Entenda porque isso ocorre. A jornada de trabalho na Paccgnella era de 44 horas semanal. Os gráficos laboravam 40 horas de segunda à sexta. E as 4 horas restantes nos sábados alternados. Assim, em uma semana se trabalhava 40 horas semanal e 47 horas em outra. No final do mês, em média, a jornada semanal de 44 horas era cumprida por todos gráficos.

Este ano, porém, a empresa extinguiu o trabalho no sábado alternado e não permite a compensação das 4h pendentes durante os dias da semana. E decidiu descontar estas horas sobre os dias das férias dos gráficos. Com isso, por mês, desconta-se dois dias das férias, o que equivale a 24 dias ao longo do ano, ficando apenas seis dias para o gozo das férias.

Laurindo ratifica, portanto, que esta jornada de trabalho é ilegal e arbitrariedade ainda repassa tal mudança para os gráficos com a retirada da maior parte de suas férias. O advogado lembra que embora o empresário perdeu o interesse de manter a jornada de 44 horas semanal, ele não pode simplesmente repassar isso para o trabalhador, que continua tendo o dever de cumprir as 44 horas, como estabelecido no contrato de trabalho de cada profissional.

"O patrão deve assumir sozinho os custos com a extinção do trabalho ao sábado e a proibição da compensação da hora pendente de serviço no dia da semana", diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Por isso, o órgão de classe oficializou a empresa para cancelar de imediato esta jornada ilegal e o desconto disso sobre as férias dos empregados. O sindicato também já convocou uma reunião para resolver a questão.

Auxílio Acidente

Há cerca de 60 dias, outro problema foi denunciado ao Sindicato, que atuou em defesa de um gráfico egresso do auxílio acidente, cuja a empresa negou reintegrá-lo às suas funções com iguais condições de trabalho, como define a lei. A empresa simplesmente mandou ele pra casa após trabalhar alguns dias quando voltou do auxílio acidentário. No entanto, a situação logo foi resolvida após o sindicato entrar no caso. E agora o trabalhador continua em casa, conforme ele aceitou, sendo que a empresa oficializou a questão e paga todos os seus direitos e salário.

Ficou ainda acertado que o gráfico continuará nesta condição enquanto a empresa regulariza seu retorno para a mesma função com as mesmas condições de trabalho de antes do acidente. "Embora esteja recebendo para ficar em casa, a vontade do trabalhador é voltar à ativa", ressalta Rodrigues. O problema é que a gráfica alega não ter mais a sua vaga já que ocupou com outro trabalhador. A lei, por sua vez, garante a volta do trabalhador egresso do auxílio acidente ao seu posto de origem. Assim o sindicato defende a lei e que seja feito a justiça para não caracterizar perseguição.

"Se antes do acidente o gráfico estava numa máquina, ele deve voltar para a mesma máquina. A lei garante as mesmas condições anteriormente exercidas", afirma Laurindo. O advogado do sindicato lembra ainda que o trabalhador se machucou durante o exercício laboral. Assim a empresa não pode retalhar seu empregado, devendo reintegrá-lo às suas mesmas funções. A única condição disso não ocorrer é se ele estiver com alguma sequela, o que não se configura nesta caso. Além disso, o trabalhador quando volta do auxílio acidente tem estabilidade temporária no trabalho de um ano.

written by FTIGESP

Abr 15
O Dia Internacional do Trabalho nos remete a um passado de grandes lutas que se iniciou nos Estados Unidos 1886 quando trabalhadores foram mortos por reivindicarem melhores condições de trabalho. Desde então os trabalhadores organizados em seus sindicatos vem lutando para manter o que se conquistou e conseguir outras melhorias para sua sobrevivência.

No Brasil, o STIG liderou movimentos trabalhistas e conseguiu direitos para os trabalhadores como o 13.° salário, férias de 30 dias, adicional insalubridade, aposentadoria especial entre outros. Devemos essas conquistas ao denodo de líderes que colocaram suas vidas em risco para lutar pelos trabalhadores.

JOSÉ DA ROCHA MENDES FILHO (1º foto acima), foi um desses líderes. Impressor minervista por profissão, assumiu a presidência do Sindicato dos Gráficos de São Paulo em 1960, sendo eleito posteriormente Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo pelo antigo PTB (sendo um dos primeiros operários a ocupar esse cargo). Foi preso e torturado pela ditadura militar, morrendo, jovem ainda, provavelmente em consequência das torturas

DANTE PELLACANI (2º foto acima), linotipista, foi eleito vereador por São Paulo em 1950 e vice-presidente do STIG em 1951, não sendo empossado em nenhum desses cargos por pertencer ao antigo Partido Comunista Brasileiro.

Foi presidente da FNTG (Federação Nacional dos Trabalhadores Gráficos) e presidente fundador do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Também foi cassado e exilado pelo regime militar.

Esse líderes trabalhistas deram continuidade a luta dos seus antecessores, como JOÃO JORGE COSTA PIMENTA (3º foto à cima), linotipista, nascido no Rio de Janeiro, veio para São Paulo depois de liderar a Greve Geral de 1917, onde fundou a União dos Trabalhadores Gráficos, principal organização operária do Estado na década de 1920. Pimenta foi seu primeiro presidente e como tal participou da histórica greve dos grá- ficos de 1923, que deu origem ao Dia do Trabalhador Gráfico.

Dia 1.° de Maio não é somente o dia para relembrar a luta desses heróis da classe trabalhadora, mas dignificá-los com a nossa presença nos locais onde houver manifestações.

Mesmo aposentados, precisamos continuar na luta para garantir o que conquistamos com muito sacrifício e reivindicar outros benefícios que temos direito e ainda não conseguimos. PARTICIPE!

FONTE: ATAIGESP

written by FTIGESP

Abr 14
Estamos vivendo um momento extremamente desfavorável à classe trabalhadora, que exige a ação direta do movimento Sindical e a mobilização da sociedade para enfrentar essa terrível tempestade.

Temos um governo que não governa, uma economia cambaleante, e um Congresso de viés empresarial, sem compromisso algum com as reivindicações dos trabalhadores.

É um cenário perigoso que pode levar a muitas ameaças aos direitos tão duramente conquistados. Devemos estar consciente que em momento como esse fica difícil avançar em novas conquistas sociais e trabalhistas.

Os efeitos dramáticos desse desgoverno são um alto índice de desemprego, a precarização da mão de obra e a a redução da renda média dos trabalhadores. No entanto alguns avanços alcançados foram mantidos como é o caso da manutenção da política do salário do mínimo, a correção da tabela do imposto de renda, e a rejeição da prevalência do negocial sobre o legislativo.

Por outro lado tava-se no Congresso Nacional uma batalha contra projetos prejudiciais como o da terceirização entre outros.

Os trabalhadores têm uma ampla pauta de reivindicação e não descansaremos até que sejam aprovados itens importantes para o trabalhador, tais como a jornada semanal de 40 horas e fim do fator previdenciário, mas isso somente será possível a união e a mobilização de todos. O tempo é a razão do saber!

POR: Barone
FONTE: ATAIGESP

written by FTIGESP

Ir para página início  332 333 334 335 336 337 338 339 340 341  última