Abr 07
Desde o ano passado, vivemos em um cenário em que a crise econômica do país afetou diretamente o mercado de trabalho brasileiro e a renda da população. Com motivos reais, os trabalhadores se mostram preocupados com seu trabalho, visto que no ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego fechou com uma taxa de 8,5 por cento. Neste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada no final de março pelo IBGE, a taxa de desocupação ficou em 9,5 por cento em janeiro deste ano, totalizando 9,6 milhões de pessoas desempregadas, cerca de 2,9 milhões de pessoas a mais em comparação ao mesmo período de 2015.

Neste momento, a figura do sindicato, representante dos trabalhadores, se faz necessária na tentativa de manter os empregos da categoria e continuar, mais do que nunca, lutando pelos direitos dos trabalhadores, ameaçados desde o ano passado, quando as Medidas Provisórias 664 e 665 foram aprovadas pelo Governo Federal, modificando vários benefícios do trabalhador, como seguro-desemprego, abono salarial e auxílio-doença, por exemplo.

Sempre deixamos claro para a categoria que vamos conseguir passar pela crise e aprender a viver na crise com participação dos gráficos em nossas lutas e mobilização da categoria. O Sindigráficos nasceu, assim como o sindicalismo de maneira geral, como um movimento de lutas e conquistas de direitos e garantias para os trabalhadores.

Neste momento, continuamos trabalhando para que nossa categoria seja valorizada e tenha uma vida digna, buscando maiores salários e boas condições de trabalho.

POR: Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)
FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Abr 07
No início desta semana, o presidente do Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região, João Ferreira, esteve na empresa Máxima Cadernos para orientar os trabalhadores sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

"Hoje, dia 5/4, termina o prazo para o pagamento da primeira parcela do benefício, como previsto em nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Ficamos sabendo que a Máxima Cadernos soltou uma nota aos trabalhadores afirmando que não pagaria o PLR até hoje. No entanto, esta é uma garantia do trabalhador firmada em CCT. Vamos ficar atentos e, caso necessário, tomaremos as devidas providências contra a empresa", afirmou o presidente.

FONTE: STIG SOROCABA

written by FTIGESP

Abr 07
Uma relevante mudança na jornada de trabalho dos gráficos da Oceano, em Cajamar, pode ocorrer nos próximos meses. Os funcionários podem deixar de trabalhar de segunda à sábado. A proposta é para o trabalho ao sábado ser feito alternadamente, sem nenhum prejuízo nos salários. Também há possibilidade de haver mudanças no horário das escalas de trabalho. Hoje a empresa funciona em três turnos, sendo o primeiro das 6h às 14h; o segundo, das 14h às 22h; e o terceiro das 22h às 6h. A empresa aceitou debater sobre o assunto com o sindicato da categoria (Sindigráficos), que reivindicou o pleito durante reunião no mês passado, quando questionava o atraso no pagamento do FGTS dos funcionários, bem como verificando denúncia de existir gráficos laborando de forma irregular, como já verificado no ano passado, quando houve contratação ilegal de trabalhadores enquanto Pessoa Jurídica, sonegando direitos. LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Abr 06
A nova direção sindical da categoria gráfica de Bauru/SP, composta por quatro sindicalistas do gênero feminino, promoveram no mês em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, um evento especial voltado para esta importante parcela da classe. O evento, que foi realizado no mês de março na sede do STIG Bauru, presidido por Amilton Kalffman, focou na questão da autoestima das profissionais na Região. O tema, que foi abordado por três psicóloga, justificou-se pela necessidade de legitimar a autovalorização das trabalhadoras enquanto cultura social indispensável para se buscar o bem estar pessoal. Com isso, qualifica-se o entendimento sobre si própria e ainda referente a questões sociais, por consequente, uma elevação da conscientização coletiva entre elas.

"A autoestima é o ingrediente primeiro para se valorizar e correr atrás de qualquer outra coisa na vida, inclusive de direitos", avalia Kalffman. O dirigente, que apoiou o evento encabeçado pelas sindicalistas do STIG, avalia que a trabalhadora que sabe o seu valor, certamente, terá mais consciência de que não é justo ser oprimida, inclusive no trabalho. Logo, não se sujeitará diante de assédios moral ou sexual, nem qualquer meio de preconceitos, discriminações ou qualquer outra forma de violências.

Estes assuntos foram debatidos entre as trabalhadoras, sindicalistas e as três psicólogas (Edineia, Caroline e Fernanda) que conduziram esta discussão durante o evento. "O debate sobre a autoestima foi bastante positivo, pois demonstrou o quando somos capazes de ganhar ou perder quando nos valorizamos ou não", avaliou Fátima Aparecida Ferre, vice-presidente do sindicato. Além de Fátima, o coletivo de sindicalistas mulheres do STIG Bauru é formado Vera Regina, que também faz parte do Comitê Feminino da Federação Estadual da categoria (FTIGESP). E ainda Márcia Teixeira e Vanda Belin, ambas no 1º mandato no sindicato, empossadas junto com a nova direção do STIG em novembro de 2015.

Depois do debate, o lazer, interação e a descontração tomaram conta de todas participantes do evento. Houve um show musical e a realização de um bingo com 35 prêmios para as ganhadoras. "Tudo foi muito bom. Com certeza, outros eventos serão feitos para as profissionais gráficas de Bauru nos próximos anos ", diz Vera Regina. A sindicalista conta que a receptividade e o companheirismo entre todas foi muito expressivo na festividade. Elas já começaram a cobrar a realização de outro evento em 2017. Até trabalhadoras que não puderam ir e souberam do sucesso do evento, lamentam por terem faltado e já cobram do STIG o novo evento.

Truco dos trabalhadores gráficos
Doze duplas de trabalhadores gráficos de Bauru participaram do torneio de Trunco da categoria promovido pelo sindicato na região em fevereiro. A competição, que foi realizada na sede do STIG Bauru, marcou o mês que se comemorou o Dia Nacional dos Trabalhadores Gráficos. A dupla ganhadora foi Rubenilo Macuica e Amilton Kalffman.

written by FTIGESP

Abr 05
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Guarulhos informa que foi aprovado um Projeto de Lei, de autoria dos vereadores Novinho Brasil e pastor Anistaldo, onde coloca o dia sete de fevereiro (Dia do Gráfico) no calendário municipal de Guarulhos. 

FONTE: STIG GUARULHOS 

written by FTIGESP

Ir para página início  334 335 336 337 338 339 340 341 342 343  última