Out 16
No final do último mês, durante dois dias, 723 gráficos e as duas chapas de postulantes ao comando da direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Sorocaba e Região deram uma aula de cidadania no processo democrático que foram as eleições sindicais da entidade. A eleição e apuração foram conduzidas pela Federação Estadual da categoria (FTIGESP), coordenada pelo presidente do órgão, Leonardo Del Roy. O dirigente parabeniza a chapa 2 pela vitória nas urnas, encabeçada pelo gráfico João Ferreira da Silva, e principalmente a todos trabalhadores que participaram do processo eleitoral. Apesar da chapa vitoriosa apenas assumir o sindicato em dezembro, a Federação já convida o novo grupo para integrar à comissão da Campanha Salarial Unificada, formada por sindicalistas gráficos do Estado de São Paulo.

A chapa 2 assume o comando do STIG no dia 15 de dezembro, mas, o presidente da FTIGESP chama os futuros sindicalistas para participarem das ações sindicais da Federação sobre a campanha salarial unificada da categoria. A partir desse mês, as atividades começam efetivamente, visto que a pauta de reivindicação conjunta dos sindicatos foi entregue ao segmento patronal no último mês. "Torcemos que os novos dirigentes sejam tão presentes quanto os atuais que perderam o comando do STIG Sorocaba", fala Del Roy, frisando que dará todo o apoio a nova direção sindical e que legitima o resultado da decisão dos gráficos, sobretudo, porque foi ele quem conduziu todo o processo eleitoral, com a lisura e o senso democrático onde garantiu a coleta de todos os votos dos gráficos e a presença dos mesários integrantes das chapas em todo o pleito.

Dos 972 trabalhadores aptos a votar para a direção do STIG Sorocaba, 723 participaram da eleição, sendo 338 na chapa 1 e 359 na chapa 2, além de 26 brancos e nulos. A diferença entre o vitorioso e o perdedor foi apertada. A chapa 2 venceu por 21 votos. "Respeito a decisão de cada um dos trabalhadores que participaram do processo. Se decidiram fazer a mudança no comando do sindicato, apoiamos a escolha dos gráficos", pontua Del Roy. Contudo, o dirigente lembra que a atual direção vinha fazendo uma boa gestão e participativa na assistência do trabalhador de base, bem como nas ações a nível da FTIGESP. O dirigente encerra desejando que a chapa vitoriosa faça um bom trabalho à frente do órgão e que avance em defesa dos trabalhadores, o que, segundo ele avalia, o resultado mais importante é que os gráficos da base sejam beneficiados.

written by FTIGESP

Out 15
Flor de Maio está mais para cacto, é espinhoso trabalhar em uma empresa que não cumpre seu dever com o trabalhador.

FONTE: STIG SÃO PAULO 

written by FTIGESP

Out 15
A pressão da Log&Print, no interior paulista, sobre o órgão de classe (Sindigráficos) para aceitar a flexibilização de direitos trabalhistas, a fim de evitar demissão em massa, foi rechaçada pela entidade durante uma reunião na semana passada. O sindicato disse que reagirá a qualquer ação contra os gráficos. Para defender o emprego dos funcionários, bem como a dignidade de quem continua laborando e deve receber justos salários e benefícios, o órgão prometeu que, se demissões ocorrerem sem a devida discussão com o sindicato, em caso de necessidades diante da crise e da perda de clientes, estimulará os trabalhadores para realizarem paralisações. O Sindigráficos também antecipou que, se a empresa não resolver efetivamente o problema do calor excessivo em suas instalações, que já dura sete anos, entrará com uma ação na Justiça para reivindicar o adicional de insalubridade dos que sofrem com o problema. A renovação do acordo coletivo sobre a jornada de trabalho, que já venceu e a empresa não vinha avançando, também foi discutida. LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Out 15
O Sindigráficos convida seus associados e dependentes (cônjuges e filhos de até 18 anos) para a tradicional Festa de Confraternização. Este ano, o evento acontecerá no dia 14 de novembro, das 11h às 16h, na Expo Oeste Carapicuíba, na Avenida Rui Barbosa.

De acordo com o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa, o Já Morreu, a Festa, assim como nos últimos anos, contará com churrasco e bebidas à vontade, além de muita música e entretenimento para as crianças. "Mais um ano chega ao fim e não poderíamos deixar de confraternizar com nossos trabalhadores, além de proporcionar momentos de lazer e união para a categoria. Os convites serão entregues na sede de Barueri (Rua Firmo de Oliveira, 97, centro de Barueri) e na subsede de Osasco (Avenida Olavo Bilac, 52, KM 18), do dia 19/10 até 10/11, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Fiquem atentos, os convites serão entregues também em dois sábados: 31/10 e 7/11, das 9h às 13h", completou.

Apenas os sócios poderão retirar os convites ou seus dependentes com apresentação de carteirinha de sócio e documento com foto.

Aqueles que quiserem participar da Festa, mas não são sócios, podem se associar através do WhatsApp do Sindigráficos. O trabalhador deve preencher uma ficha disponível no site do Sindigráficos (www.sindigraficos.com.br) e no boletim de outubro do Sindicato, tirar uma foto do documento e enviar pelo aplicativo ao telefone 98111-2946. A carteirinha é entregue ao trabalhador através de um dos diretores do Sindicato.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Out 14
Os trabalhadores das indústrias gráficas de Bauru e Região, no interior de São Paulo, deram um recado importante aos representantes sindicais durante o democrático processo de eleição para a direção da entidade de classe (STIG). Havia duas chapas no pleito. E elegeram a chapa 1, comandada pelo presidente da classe, Hamilton Kauffman, que continua à frente do órgão por mais quatro anos. A vitória da chapa 1, formada por metade da antiga direção, mostra que a categoria apostou no projeto defendido por Kauffman de ser necessário investir na sindicalização e em mais trabalho de base junto aos 2 mil funcionários das empresas do setor, que, no geral, se caracterizam por indústrias de pequeno porte.

"Trabalho de base e sindicalização. Esta foi a nossa principal proposta de campanha por entendermos que é disso que o nosso gráfico precisa e é nisso que mais vamos apostar neste novo mandato", diz Kauffman satisfeito pelo resultado das urnas que mostrou que a categoria também quer isso, ao escolher a chapa 1 para conduzir o sindicato. Dos cerca de 2 mil trabalhadores da categoria, 347 já estão filiados. O dirigente frisa que o trabalho agora será fortalecer a representação da classe através do trabalho de base para aumentar o número de filiados. Das 35 cidades da região, as gráficas se concentram em Bauru, onde fica o Sindicato.

Dos 389 sindicalizados, 296 compareceram na votação da direção do STIG Bauru e Região. A chapa vitoriosa teve 169 votos. A chapa 2 teve 122 votos. Houve ainda quatro votos nulos e um em branco. O processo transcorreu na maior tranquilidade. Kauffman conta que além da calma, houve o exercício pleno da democracia por parte de ambas as chapas. "Essa foi uma eleição, onde, desde o início até a votação e a apuração, tudo caminhou de forma bastante democrática e respeitosa", parabeniza a todos o presidente reeleito. Embora derrotada do processo eleitoral, Kauffman faz questão de ressaltar que a chapa 2 sai honrada do pleito.

"Agora será muito trabalho pela frente", pontua Kauffman. Antes, porém, o sindicalista agradece a Deus e aos trabalhadores que confiaram nas propostas da até então chapa 1 e hoje direção do STIG. Ele agradece pelo voto de confiança e conta com a participação dos sindicalizados e também dos gráficos que ainda não são, para, juntos, trabalharem em favor de todos da categoria. O dirigente também agradece a aqueles sindicatos dos gráficos de outras regiões do estado, filiados à Federação Paulista da classe, que apoiaram a chapa 1 e todo o processo eleitoral.

written by FTIGESP

Ir para página início  374 375 376 377 378 379 380 381 382 383  última