Mar 18
Os gráficos doentes ou acidentados afastados do trabalho, que recebem auxilio previdenciário, têm direito a um tipo de seguro onde garante a ele o recebimento da mesma remuneração, como se estivesse trabalhando. A maioria dos gráficos não sabem, mas as empresas são obrigadas a complementar o valor do auxílio até atingir todo o valor da remuneração, conforme determina uma avançada cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada pela Federação Estado dos Gráficos (FTIGESP).

A entidade de classe alerta os trabalhadores para não deixar de exigir este importante direito, principalmente, neste momento da vida que passa por dificuldades face a doença ou acidente. "Pela Convenção, o gráfico têm direito a receber esta complementação por 90 dias", conta Leonardo Del Roy, presidente da FTIGESP. O benefício tem um caráter social relevante que vem a contribuir com o gráfico nesta difícil etapa.

Portanto, todo gráfico afastado por doença ou acidente de trabalho no Estado de São Paulo, recebendo o auxílio previdenciário, deve receber por 90 dias o complemento financeiro da empresa equivalente ao valor para garantir a mesma remuneração, como se estivesse em atividade.

Os gráficos afastados por acidente laboral também deve receber este mesmo complemento em relação ao 13º salário, referente à diferença entre o valor pago pela previdência e o salário nominal do mesmo. Este direito consta em outra cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Garante ao empregado, a partir de 1º de novembro de 2015, recebendo auxílio do INSS, nos primeiros 90 dias de seu afastamento.

written by FTIGESP

Mar 17
Fazer o gráfico trabalhar a mais e não receber pela jornada extra. Não é o sonho para qualquer empresário? Assim tem sido na gráfica Redoma, em Cajamar. A empresa reduziu de 90 para 62 funcionários e obriga-os a fazer horas-extras para manter a produção que antes era feita pelos gráficos em número maior. E, para piorar, põe a culpa na crise. E assim, ao invés de pagar pela hora-extra, implantou banco de horas ilegal. Com isso, os gráficos trabalham de graça e o patrão enriquece ainda mais com a mão de obra adicional sem a remuneração, sob a desculpa da necessidade de laborar a mais, sem ganhar, para manter o emprego. É fato que em crise a empresa não está. Basta observar a hora-extra. Outro fato é que usa o pretexto da crise para demitir quase 30 gráficos; obrigar os que ficaram para trabalhar no lugar dos demitidos, aplicando a jornada excessiva com os prejuízos correspondentes à saúde, vida social e ao convívio familiar, além de não pagar pelo serviço extra; e impor uma pressão psicológica com a perda do emprego. Também é fato que a prática é desleal, injusta e é ilegal, já que nenhum gráfica pode implantar o banco de horas sem antes negociar com o sindicato da categoria (Sindigráficos), tendo o aval dos empregados – fato este que nunca aconteceu na região de Jundiaí/SP. LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Mar 17
Nossos associados podem frequentar o Clube de Campo do Sindicato dos Químicos de Sorocaba, localizado na Rua Estrada do Ferraz, 112, em Iporanga, Sorocaba. Os interessados devem ligar para (15) 3228-1123. Obs.: para usar a piscina, é necessário a apresentação do exame médico, realizado aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h, por R$ 5.

FONTE: STIG SOROCABA

written by FTIGESP

Mar 17
Editora ftd demite em massa, faz banco de horas irregular não respeita a nr 11 e ainda por cima pousa de bom moco o sindicato convocou uma reunião na sede do sindicato para sexta feira as 10;30 onde cobrará explicações.

FONTE: STIG GUARULHOS 

written by FTIGESP

Mar 17
No último domingo, 13/3, aconteceu a grande final do XXI Campeonato de Futebol Society do Sindigráficos. A equipe campeã foi a Brasilgráfica, marcando 10 gols contra 2 da Unitec, que foi classificada em segundo lugar! Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe Málaga disparou com 18 gols contra 1 da Antilhas (A), que ficou em quarto lugar!

Neste Campeonato, o grande artilheiro foi Júlio César da Lima Jatai, da Málaga, marcando 20 gols durante os jogos disputados. O goleiro de destaque foi Jaime Oliveira Santos, da Brasilgráfica. Já a equipe mais disciplinada foi a Donnelley (A).

O Campeonato começou no dia 17/1, na quadra do MetalClube, no Rochdale, em Osasco. "Anualmente, organizamos o Campeonato para nossos gráficos associados. É um momento de lazer, muita descontração e interação entre os trabalhadores de nossa base, algo essencial para mantermos nossa união nas lutas diárias travadas pelo Sindigráficos", afirmou a diretoria do Sindicato.

Nossa diretoria agradece a presença e o comprometimento das equipes e de todos os envolvidos no Campeonato! Agradecemos também aos companheiros que acompanharam de perto os jogos, assim como aos familiares dos jogadores!

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Ir para página início  339 340 341 342 343 344 345 346 347 348  última