Jan 29
Na manhã desta quarta-feira, 28/1, o Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) participou do ato unificado das Centrais Sindicais denominado Dia Nacional de Lutas por Empregos e Direitos, para protestar contra as modificações impostas pelas Medidas Provisórias 664 e 665, aprovadas pelo Governo Federal, em diversos direitos do trabalhador, como o seguro-desemprego, pensão por morte, abono salarial e auxílio-doença. Em São Paulo, Centrais, sindicatos e diversas categorias reuniram-se na Avenida Paulista.

Para o presidente do Sindicato, Álvaro Ferreira da Costa, este é o momento do movimento sindical se unir para defender os direitos dos trabalhadores brasileiros. "As alterações impostas pelas Medidas Provisórias 664 e 665 ferem os direitos dos trabalhadores conquistados com muito esforço e dedicação através movimento sindical. Após tanta luta, nos deparamos com benefícios importantíssimos para o trabalhador sendo alterados sem, ao menos, uma discussão prévia entre governo e as centrais sindicais. Que o governo saiba que os trabalhadores de todo Brasil estão muito insatisfeitos com essas medidas e, por isso, queremos suas revogações", completa.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Jan 28
Após denúncias de irregularidade, o Ministério do Trabalho e Emprego fiscalizou esta empresa de Itatiba e constatou a falta de recolhimento do FGTS, motivo pelo qual a empresa foi multada. A GRILO E IRMÃO também foi autuada pelo não recolhimento da multa rescisória do FGTS, bem como o não recolhimento da Contribuição Social.

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Jan 28
Após a 3ª rodada da 20ª edição do Campeonato de Futebol Society do Sindigráficos, realizada no último domingo (25), a competição avança para os jogos da semi-final, que serão realizados neste domingo (01/02). O torneio, que acontece na quadra do MetalClube, localizada no Rochdale, está sendo disputado no sistema mata-mata e conta com a participação de equipes organizadas pelos gráficos de toda base abrangida pelo Sindicato.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Jan 27
Os trabalhadores gráficos da Baixada Santista já começam o ano com um novo aumento na renda salarial. A novidade é resultado da atuação do órgão da classe (STIG Santos) ao garantir no último ano o pagamento de insalubridade a todos os funcionários da categoria. O valor da benfeitoria varia entre 20% e 40% do salário mínimo.

Assim, com a virada do ano e com o aumento do salário mínimo brasileiro, os gráficos passarão a receber mais pelo trabalho insalubre, com a correção do índice do benefício. E o pagamento deve ocorrer já na folha salarial de janeiro, que deve obrigatoriamente ser efetuado pelas empresas no dia 5 de fevereiro.

"O índice do valor de insalubridade foi corrigido desde o dia 1º de janeiro por conta do aumento do salário mínimo", frisa Jorge Caetano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Santos. Portanto, como nas gráficas da Baixada Santista existem dois níveis de trabalho insalubre, há consequentemente dois valores a serem pagos.

Os funcionários enquadrados no grau médio receberão R$ 157,60 mensal. Já os empregados de grau máximo vão receber R$ 315,20 mensal.

Todos os trabalhadores da região recebem o benefício, independente da função desempenhada, logo, todos serão contemplados com o novo índice de insalubridade.

A universalização deste direito só foi conquistada por conta da luta sindical do STIG Santos junto às indústrias do setor de toda a Baixada. O Sindicato negociou e precisou enfrentar cada empresa até alcançar o direito da insalubridade para todas e todos funcionários.

O STIG defendia que as empresas deveriam pagar a insalubridade a todos os empregados, bem como deveriam ser enquadrados no grau máximo do trabalho insalubre. A maioria das gráficas não aceitaram. Daí, o sindicato acionou a Justiça do Trabalho. Após as perícias realizadas em cada uma das empresas, ficou constatado que elas deveriam pagar pela insalubridade e em grau máximo. E assim passou a ser.

Já nas empresas que aceitaram desde o início a reivindicação do sindicato, elas arcam com a responsabilidade pelo pagamento da insalubridade de grau médio. Os únicos funcionários que não recebem o benefício dentro das gráficas são aqueles que trabalham em área totalmente isolada do setor produtivo.

Sindicalização

O presidente do sindicato aproveita para chamar a atenção dos gráficos no tocante a importância de se filiar à entidade de classe. O órgão trabalha com a campanha permanente de sindicalização para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e de vida dos funcionários, a exemplo da batalha onde garantiu o benefício da insalubridade para toda a categoria.

"Com o ganho deste adicional, todo trabalhador consegue pagar a mensalidade sindical e ainda sobra um bom valor para complementar o orçamento familiar, além de ajudar a fortalecer o STIG Santos para fazer o enfrentamento com o setor patronal nas negociações salariais", ressalta.

FONTE: CONATIG

written by FTIGESP

Jan 27
Em dezembro o STIG Jundiaí se reuniu em mesa redonda com os diretores desta empresa de Valinhos para apurar denúncias de falta de pagamento da PLR e o não recolhimento do FGTS. A empresa alega que todas as pendências foram acertadas, porém o Sindicato irá conferir junto aos trabalhadores se realmente o Fundo de Garantia foi recolhido, para isso o trabalhador terá que levar até o Sindicato o extrato analítico dos últimos anos, que pode ser retirado na Caixa Econômica Federal. Contamos com a colaboração de todos!

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Ir para página início  447 448 449 450 451 452 453 454 455 456  última