Jul 09
O Trabalhador Douglas Conceição dos Santos, funcionário da FTD, ganhou a motocicleta 0 km sorteada entre os sócios do Sindicato por meio da Loteria Federal. O sorteio é uma das ações promovidas durante a Campanha de Sindicalização.

Desde o início do ano, o Sindicato vem percorrendo empresas gráficas de Guarulhos e região para debater com os Trabalhadores temas relevantes à categoria. Cerca de dois mil Trabalhadores participaram das atividades realizadas na Innovapack, Grupo Famas, Digital Page e Emibra.

"Quando o Trabalhador se associa ao Sindicato ele colabora com o fortalecimento da categoria e pode aproveitar os diversos benefícios que são oferecidos, além de participar dos sorteios", explica Newton de Campos. Douglas Conceição dos Santos retirou a motocicleta 0 Km na Sede do Sindicato, no Centro de Guarulhos Seja sócio do Sindicato, fortaleça a categoria e aproveite os benefício O associado e seus familiares dependentes têm direito a atendimento com Dentista em Guarulhos e Itaquaquecetuba, Salão de Festas, Colônia de Férias próxima as mais belas praias de Caraguatatuba, Assistência Jurídica, Cursos de Inglês e Informática com foco em computação gráfica, descontos nas principais faculdades de Guarulhos e Região entre outros benefícios.

FONTE: STIG GUARULHOS

written by FTIGESP

Jul 08
Essa história não é nova. Há mais ou menos quatro anos, um dos diretores do Sindicato foi à empresa fazer um acordo de hora obrigatório e, ao questionar os trabalhadores sobre o porquê estavam calados e não respondiam as perguntas, um único rapaz, que era CIPEIRO, resolveu falar e disse que se alguém manifestasse qualquer coisa de errado na empresa seria demitido. Os chefes e o gerente que estavam presentes imediatamente negaram e afirmaram que ali todos tinham liberdade para se expressar. Ao final da tarde, este cipeiro veio ao Sindicato com a notícia de que havia sido demitido porque havia falado na assembleia.

O Sindicato entrou em contato com a gerência da empresa, e obteve a seguinte resposta: o trabalhador não tinha se adaptado ao equipamento de trabalho. Detalhe: o cipeiro estava há onze anos no mesmo equipamento.

Ao fim de toda essa confusão, o trabalhador preferiu sair da empresa com todos os seus direitos e indenizações pagas, sobrando só a indignação.

A história se repete

Agora novamente a Qualy Print está demitindo outro CIPEIRO, que trabalha na empresa há oito anos, por que ele é sindicalizado e o Sindicato está tentando negociar com a Qualy a implantação do trabalho alternado aos sábados. Ao saber que os trabalhadores estavam se organizando para até mesmo pararem a produção para conquistar os sábados alternados, a empresa demitiu o cipeiro tentando desmobilizar a gráfica e mostrar autoridade.

"Como a empresa não quer dar uma qualidade de vida melhor para os trabalhadores, está criando o maior problema para não aceitar a mudança", conta o presidente do Sindicato, Isaías Karrara. "Mas desta vez será diferente, ninguém ficará impune", afirmou.

O cipeiro já avisou: ou a empresa o reintegra ou o Sindicato irá até as últimas consequências para barrar essa arbitrariedade.

E é bom avisar também a todos os chefes de produção que destratar trabalhadores, ameaçá-los de demissão, dizer para procurarem emprego no Sindicato e coisa do tipo, é prática de ASSÉDIO MORAL. Ou seja, é uma prática criminosa que dá punição à empresa e indenização à vítima.

Então, fique de olho: se você for maltratado ou ameaçado, basta juntar algumas provas, trazer para o Sindicato e pronto. Vamos fazer esse chefe aprender a ter bons modos e tratar trabalhador com dignidade.

FONTE: STIG ABC

written by FTIGESP

Jul 08
Trabalhador Gráfico há 09 anos e funcionário da Kawagraf, Paulo Henrique de Souza Pinheiro, 31, foi homenageado com o troféu Operário do Ano. A premiação aconteceu durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Guarulhos.

Paulo Henrique representou os Trabalhadores Gráficos entre os 19 operários homenageados após indicação das centrais sindicais CUT (Central Única do Trabalhador), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores) e sindicatos filiados.

"Fiquei feliz em representar nossa categoria. É um incentivo e reconhecimento do trabalho que todos nós realizamos. Mais do que colaborar com a produção de materiais gráficos, nós ajudamos a gerar riqueza para a Brasil", comenta.

Para a diretoria do Sindicato, a homenagem faz justiça à categoria. Em um momento conturbado, no qual algumas conquistas trabalhistas correm risco, é muito bom ver iniciativas que reforçam a importância dos Trabalhadores e dos sindicatos.

FONTE: STIG GUARULHOS 

written by FTIGESP

Jul 07
Em meio ao clima negativo que insiste em permanecer na rotina dos brasileiros, o Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Guarulhos e Região segue trabalhando, afinal ficar apenas lamentando não irá melhorar a situação.

Nossa Campanha de Sindicalização, realizada desde o início do ano, tem colaborado para que os Trabalhadores compreendam a importância de estarem sindicalizados. Além dos diversos benefícios, a categoria se fortalece na luta por melhores salários e condições de trabalho. Como parte dessa movimentação para fortalecer a categoria, entregamos uma motocicleta 0km sorteada pela Loteria Federal entre os Trabalhadores Gráficos.

No mês de maio completamos 25 anos de fundação do Sindicato. Para celebrar a data realizamos uma Sessão Solene na Câmara Municipal. Agradecemos a presença dos Trabalhadores, sindicalistas de outras categorias e lideranças políticas que estiveram na atividade. A participação de todos vocês demonstra o prestígio dos Gráficos.

Ainda em maio tivemos representante entre os 19 Trabalhadores homenageados com o troféu 'Operário do Ano', en-tregue pela Câmara Municipal ao nosso companheiro Paulo Henrique, funcionário da Kawagraf há 9 anos e recentemente incorporado a Direção Executiva do Sindicato.

Reconhecemos a gravidade da crise política e econômica que já complica a vida de muitas famílias. Mas acreditamos que o melhor caminho para enfrentá-la é nos mobilizarmos, por isso no mês de junho estivemos por duas vezes em Brasília para apresentar nosso repúdio ao projeto da terceirização.

Fomos recebidos por senadores que se comprometeram a atuar na defesa dos Gráficos. Aprovado pela maioria dos deputados federais, a terceirização precisa agora passar no Senado. Estamos dialogando e pressionando os senadores a vetar esse projeto que precariza os direitos dos Trabalhadores.

Vamos seguir atentos e com atuação constante. O mesmo devem fazer todos os Trabalhadores Gráficos e a sociedade. Com deputados conservadores e a crise política que vivemos, corremos o risco de sofrer sérios retrocessos nos direitos trabalhistas e demais avanços conquistados nos últimos anos.

POR: Francisco Wirton (Chiquinho) presidente
FONTE: STIG GUARULHOS 

written by FTIGESP

Jul 07
Após o êxito do acordo que garantiu aos funcionários da Graphis Studio, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, folgas remuneradas em sábados alternados e o feriado do Dia do Gráfico, o sindicato da classe (Sindigráficos) continua atuante na região, e quer ampliar os benefícios para os trabalhadores das demais empresas de Bragança. Mas o órgão enfrenta dificuldades na proteção e na ampliação de direitos para parte da categoria do local, que mantém uma resistência à sindicalização, originárias das relações interpessoais, quase familiares, com os donos das empresas. A fim de mudar isso, o impressor do Jornal Cidade de Bragança, Walter Correio Junior, filho de gráfico do mesmo jornal, que lhe ensinou o ofício da tipografia, decidiu contribuir com a Campanha de Sindicalização pelas gráficas e jornais da cidade, em articulação com o Sindicato. A intenção dele é conscientizar os gráficos da necessidade de se sindicalizarem, não para agredir as empresas, mas para avançar nos direitos, só possíveis através da união da categoria, por meio da ampla filiação para negociar bons acordos e a convenção coletiva de trabalho. Sete empresas já foram visitadas por Walter na última semana, mais duas estão marcadas para esta, e outras duas já na próxima semana.

Nesta segunda-feira (6), das 13h às 14h, em frente ao Bragança Jornal Diário, Walter Jr, que tem 44 anos de vida e boa parte dela dedicada às artes gráficas, como tipografo e impressor, estará com os gráficos da empresa, falando da importância de todos os 17 funcionários estarem sindicalizados. No dia seguinte, das 12h30 às 13h30, serão visitados os empregados do Jornal Gazeta Bragantina.

A agenda de visita retorna na semana seguinte. A Campanha de Sindicalização seguirá pela Gráfica 1001 (no dia 13, das 7h às 7h40) e a CS Gráfica Expressa (no dia 15, das 12h30 às 13h30). "Estamos em pleno século 21, em 2015, e nós, trabalhadores gráficos, precisamos perder o medo de se sindicalizar à sua entidade de classe, que visa tão somente nos proteger e buscar mais direitos para nós através da nossa categoria", pontua.

Walter e os outros dirigentes do Sindigráficos continuarão a Campanha de Sindicalização até o final do ano. A ideia é passar pelas 60 empresas do setor nas cidades que integram a região de Bragança. Cada novo sindicalizado concorre a um sorteio mensal de cinco convites para passar o fim de semana com a família (cônjuge e filhos de até 17 anos) no Recanto dos Gráficos – Colônia de Férias em Itanhaém. Cada convite dá direito ao trabalhador e a família. O gráfico já sócio que filiar mais cinco novos ganha o convite direito. Todos ganham camisas de sócios.

"Independente dos brindes, o mais importante com a sindicalização é a proteção que a iniciativa trás aos trabalhadores contra qualquer tentativa de sonegação dos seus direitos por parte dos patrões. O sócio tem uma assessoria jurídica e conta com a intervenção dos sindicalistas, quando precisa", diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

O dirigente parabeniza a iniciativa de Walter na Campanha em Bragança, já que ele é um tradicional gráfico da localidade, assim como foi seu pai. Por ser um profundo conhecedor da profissão e da realidade das empresas do local, Walter, que também é sindicalista gráfico, conta que é importante que os trabalhadores se filiem ao sindicato em massa, para se contrapor, e por fim, a esta cultura antissindical de parte de empresários.

Outro ponto fundamental da sindicalização é o fortalecimento da classe para reivindicar melhorias dos direitos trabalhistas. Walter aproveitou este ponto para tirar da cabeça dos gráficos um grande equívoco quanto à manutenção eterna dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho, a exemplo da cesta básica, Participação nos Lucros e Resultados da Empresa, Auxílio Creche.

"Nenhum deles é permanente. Duram só um ano – tempo que valem as cláusulas da Convenção. E a nossa vence em setembro", alerta o dirigente. Por esta razão, é tão importante fortalecer o sindicato para que ele tenha poder nas negociações de renovação da Convenção, do contrário, perde-se tais direitos.

Walter explica que os únicos direitos que tem prazo indeterminado são os da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e ainda podem se alterados se os políticos quiserem. Portanto, é preciso estar sindicalizado para fortalecer a classe para não somente proteger os atuais direitos, o que já é muito relevante, mas também para, pela demonstrando de força, avançar nos direitos.

FONTE: STIG JUNDIAÍ 

written by FTIGESP

Ir para página início  402 403 404 405 406 407 408 409 410 411  última