Nov 10

Mais gráficos engrossam o bloco dos trabalhadores insatisfeitos com a ofensiva dos patrões contra os direitos e salário da categoria. Agora foi a vez dos funcionários da Emepe e da CCL, com aproximadamente 240 empregados por empresa, em média, situadas na cidade de Vinhedo, na área de atual do Sindicato dos Gráficos de Jundiaí (Sindigráficos). As assembleias foram realizadas na última sexta-feira (6), um dia após os gráficos da empresa Cunha Facchinni, localizada em Itupeva, cruzaram também os braços para ouvirem o Sindicato expor o desejo dos patrões de querem excluir PLR, rebaixar o salário do pessoal do setor de Acabamento, reduzir em 15 por cento o adicional noturno e reduzir os maiores salários nas empresas. Os empresários ainda querem rebaixar o salário de todos frente à inflação. A inflação é de 10,33 por cento, mas só querem dar 7 por cento e em duas vezes (4 por cento em novembro e 3 por cento em maio de 2016). Ao saber do pacote de maldades patronal, o movimento contra tal ofensiva cresce na categoria e todos os trabalhadores, por onde houve assembleias, rechaçaram o desejo do patronal e prometem reagir se não mudarem de posição na rodada de negociação, que será realizada nesta terça (10), em São Paulo. LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Nov 10
A atividade de hoje será em Guarulhos, na Editora FTD. "Vamos mostrar ao patrão que sua proposta nao nos interessa", diz o presidente do STIG Guarulhos, Francisco Wirton.

FONTE: STIG GUARULHOS 

written by FTIGESP

Nov 10
Na última quinta-feira, 5/11, foi a vez dos trabalhadores da Oberthur Card System participarem de assembleia com o Sindigráficos, que foi na porta da empresa para alertar os gráficos sobre a contraproposta insatisfatória dada pelo patronal em relação às nossas reivindicações da Campanha Salarial. Os trabalhadores rejeitaram a proposta! Lutamos por reposição salarial de 13 por cento; aumento na PLR com o mesmo percentual da reposição salarial; mais alimento na cesta básica; aleitamento materno; ampliação do auxílio creche para filhos até 5 anos; e feriado no Dia do Gráfico! No entanto, o sindicato patronal apresentou um pacote de maldades para a categoria: retirada da PLR dos trabalhadores; mudança a data base para abril, estabelecimento de um teto de reajuste de 8 salários mínimos; salário mínimo paulista para todos trabalhadores do setor de acabamento; salário mínimo para menor aprendiz; alteração da data de pagamento para o 5º dia útil; e adicional de noturno de 20 por cento! Nosso Sindicato está indo nas empresas da base para mobilizar os trabalhadores para a luta! Os gráficos não aceitarão migalhas!

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Nov 10

Nesta quarta-feira, 4/11, o Sindicato realizou Assembleia na empresa Donnelley Barueri, Margraf e Brasigráfica para alertar aos trabalhadores sobre o pacote desrespeitoso de propostas apresentado pelo patronal: retirada da PLR dos trabalhadores; mudança a data base para abril, estabelecimento de um teto de reajuste de 8 salários mínimos; salário mínimo paulista para todos trabalhadores do setor de acabamento; salário mínimo para menor aprendiz; alteração da data de pagamento para o 5º dia útil; e adicional de noturno de 20 por cento. É hora de nos mobilizar! Em Assembleia, os trabalhadores rejeitaram o pacote proposto pelo patronal. O Sindigráficos continuará realizando assembleias com as empresas para alertar aos trabalhadores!

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Nov 09

Na última quarta-feira (4), os gráficos da Empresa Jauense, no Noroeste de São Paulo, revoltaram-se ao ouvir da comitiva de vários Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) no Estado, liderado pelo STIG de Jaú, presidido por Ademir Prioli, qual a intenção dos empresários em relação à retirada de direitos e redução dos salários. A categoria está em campanha salarial coletiva no Estado e, ainda assim, o sindicato patronal decidiu usar a justificativa da crise financeira para ousar arrancar a PLR, reduzir R$ 400 dos gráficos do Acabamento, diminuir os maiores salários na empresa e baixar em 15 por cento do valor do adicional noturno. O reajuste salarial também será atacado pelo patrões. A inflação dos últimos 12 meses é de quase 10 por cento, mas os donos das gráficas decidiram dar só 7 por cento e em parcelas (4 por cento em novembro e 3 por cento em maio/2016). Os trabalhadores da Jauense repudiaram o ataque patronal aos direitos e salários da classe. E, juntos aos STIG Jaú, Baurú, Jundiaí, Guarulhos, Taubaté e Presidente Prudente, e os demais STIGs ligados à Federação Estadual da categoria (FTIGESP), além de sindicatos parceiros (Papel e Papelão, Calçados e Sinergia de Jaú), presentes na assembleia, os gráficos exigiram ganho real no salarial e mais direitos.

"Vamos para a briga agora pelo nosso ganho real no reajuste salarial e sem parcelamento", endossou o presidente do STIG Jaú, aminado com a participação e a decisão acertada dos trabalhadores na assembleia. A cada dia e atividade pelo estado o movimento dos gráficos cresce em defesa dos direitos e salários. "A posição dos trabalhadores é a parcela mais importante nesta briga de força contra a pressão dos empresários. E a vontade de luta da categoria nas empresas por onde passamos mostra que ganhamos força para buscar reverter o 'pacote de maldades patronal' com a intenção de precarizar os nossos direitos e salários", diz otimista o presidente do STIG Taubaté, Sandro Ramos, presente no ato.

Os STIGs Bauru e Presidente Prudente, presididos, respectivamente, por Amilton Kauffman e Nogueira, também apoiaram a ação sindical na porta da Jauense junto aos trabalhadores da empresa. Eles avaliaram que essa onda de revolta dos gráficos, que pode ser facilmente visto no semblante dos funcionários ao saber da proposta patronal, continuará crescendo e com mais consistência, a cada dia por onde as assembleias são realizadas. Um dos exemplos ocorreu um dia antes na atividade na empresa Tilibra, em Bauru, com uma forte reação dos empregados ao reprovar o pacote de maldades e reivindicar ganho real e direitos.

Além da grande participação dos trabalhadores e de vários STIGs, as assembleias estão sendo marcadas pela solidariedade entre categorias profissionais. "Esta participação solidária da classe trabalhadora será um elemento importante para fortalecer a ação para impedir o ataque do patronal aos direitos e salários dos gráficos", frisou o dirigente da CUT regional de Jaú e do Sindicato da Sinergia da cidade, Francisco 'Chicão'. O dirigente do Sindicato de Calçados do município, também presente na assembleia na Jauense, reforçou o mesmo apoio e ficou à disposição da categoria contra a pressão dos empresários. "Essa cultura de junção entre os sindicatos dos gráficos, e com a participação de mais sindicatos fortalecerá a luta para buscar a pauta de reivindicação dos gráficos", pontuou Claudemir, dirigente do Sindicato do Papel e Papelão do local.

O presidente do STIG Guarulhos, Francisco Wirton, presente em todas as assembleias realizadas até agora em todas as regiões do Estado, avaliou que tem sido produtiva as ações coletivas dos STIGs por onde passou e as atividades serão intensificadas, e ainda mais, em caso de insistência do patronal com o pacote de maldades contra os gráficos. O cenário de unidade, articulação, mobilização e revolta da categoria é um componente que eleva e fortalece a campanha unificada dos gráficos do Estado. E este cenário será posto na nova rodada de negociação, nesta terça-feira (10), com o sindicato patronal, na capital paulista.

written by FTIGESP

Ir para página início  367 368 369 370 371 372 373 374 375 376  última