Mar 01
Neste ano, o evento do Dia Internacional da Mulher está sendo organizado com o Sindicato dos Gráficos de São Paulo e com ajuda da Força Sindical.

O evento acontecerá na Colônia do Sindicato de São Paulo e só será permitida a entrada das mulheres na Colônia até à 1h da manhã da sexta-feira para o sábado, segundo norma da própria Colônia.

Por este motivo, não terá ônibus disponível no sábado de manhã. Os horários de saída de Barueri para a Colônia são dia 11/3, às 20h30 e às 23h, pensando nas mulheres que trabalham no período da tarde.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Fev 29
Na última semana, o Jornal A Tribuna de Santos, no litoral paulista, falou para o sindicato dos gráficos na região (STIG Santos) da necessidade de reduzir em 20 por cento o salário dos gráficos devido problemas financeiros. A reação dos trabalhadores, por sua vez, que não poderia ser outra, foi imediata de repudiar a descabida sinalização da empresa. Na sexta-feira (26), os funcionários se reuniram no STIG, e, por aclamação, negaram qualquer proposta de retirada e/ou limitação de direitos e remunerações.

"Os trabalhadores estão firmes da luta em defesa de seus salários. Para se ter noção da consciência deles, durante a assembleia, dispensaram até o recurso da votação secreta sobre a proposta do jornal", diz Jorge Caetano, presidente do STIG Santos. Por aclamação, o resultado foi por maioria absoluta. E não poderia ser de outra forma. A revolta é geral, já que A Tribuna de Santos deseja reduzir o salário mediante à redução da carga horária, mas sem garantia da manutenção de todos os empregos.

Sem contrapartida em favor dos gráficos, o jornal quer reduzir 20 por cento dos salário por 12 meses, e sem nenhuma estabilidade do emprego durante este período. A assembleia mostrou ao jornal que os trabalhadores não aceitarão, sem lutar, propostas que, além de sacrificar mais a vida deles com a redução salarial, ainda facilitará a demissão. "Sem a garantia do emprego, qualquer um pode ser demitido" criticaram os trabalhadores.

written by FTIGESP

Fev 26
Embora os gráficos nas empresas de São João da Boa Vista, no interior de SP, nunca saíram da base de representação do STIG Campinas, um erro do Ministério do Trabalho acabou substituindo o município por São José da Boa Vista durante a atualização da carta sindical da entidade. Com isso, estes trabalhadores estavam legalmente sem um sindicato para representá-lo. A Federação Estadual da Categoria (FTIGESP) logo entrou em ação para evitar a injustiça. A entidade conseguiu reverter o caso. A correção já foi publicada no Diário Oficial da União deste mês.

A correção foi publicada no último dia 12. Foi assinada pela secretária de Relações do Trabalho do citado Ministério, Rita Maria Pinheiro. A secretária restabeleceu a cidade de São João da Boa Vista no lugar de São José da Boa Vista, este, que nunca fez parte do STIG Campinas. "Com isso, os gráficos da cidade voltam a ser representados legalmente por seu sindicato", conta Leonardo Del Roy, presidente da FTIGESP.

"Com o restabelecimento do erro, o STIG Campinas volta a representar de forma oficial os trabalhadores gráficos dos 13 municípios protegidos pelo órgão de classe", comemora o gráfico Mococa, que é o presidente do sindicato. As cidades são: Campinas, Santo do Pinhal, Holambra, Hortolândia, Itapira, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Moji Mirim, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, São José da Bela Vista e Sumaré.

written by FTIGESP

Fev 25
Alegando dificuldades financeiras a direção do Jornal A Tribuna de Santos procurou a direção do Sindicato para apresentar a seguinte proposta:Redução de jornada e salário no valor de 20 por cento do salário de todos os trabalhadores por um período de 12 meses. A proposta não garante estabilidade durante o período da redução.

A empresa não apresentou nenhuma alternativa de contra proposta por parte dos trabalhadores por entender que a redução é o único caminho para a manutenção dos empregos. Mas sem propor a estabilidade, quem garante que a empresa não vai demitir, mesmo tendo o trabalhador, caso aceite a proposta que não serão demitidos.

A direção do Sindicato informou aos trabalhadores por setores da empresa sobre a proposta apresentada que de imediato foi rejeitada pelos mesmos.
Diante disso a direção do Sindicato esta convocando uma Assembleia para a próxima sexta feira (26) as 18 horas na sede do Sindicato dos Gráficos de Santos.
Na oportunidade a proposta será colocada para apreciação/discussão e aprovação ou não pelos trabalhadores do setor gráfico da empresa.

A Diretoria
FONTE: STIG SANTOS 

written by FTIGESP

Fev 25
Perder o emprego é terrível. Mas algo pior é ser demitido e não receber nada pelo tempo trabalhado, nem poder sacar o FGTS, ou requerer o Seguro-Desemprego. Isso ocorre se o patrão demitir de forma ilegal sem pagar a verba rescisória e deixar de homologar a dispensa no sindicato. A lei proíbe isso. Mas há patrão que a sonega e causa sofrimento ao ex-empregado. O dono da Clicherlux, Magnos Cortes e Imagem Cor é um desse tipo. Demitiu 20 gráficos na última semana sem cumprir a lei. O Sindicato da classe (Sindigráficos) já entrou no caso e declarou guerra à postura irregular e desumana do empresário. Uma série de ações estão em curso em defesa dos ex-funcionários, que já passam dificuldades. O sindicato alerta aos ainda 100 gráficos dessas empresas, que, caso não se unam e organizem-se com o sindicato em defesa deles mesmos, fica mais fácil do terrível tratamento patronal recair sobre a próxima vítima. LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Ir para página início  345 346 347 348 349 350 351 352 353 354  última