Jul 04
O protesto teve o apoio e a participação do Conselho de Enlace na manhã da terça-feira (28/06/2011) em frente ao Consulado da Alemanha, em São Paulo.

O objetivo foi apoiar a campanha WE EXPERT BETTER (esperamos mais) da Uni Américas, que luta contra as violações dos direitos dos trabalhadores e pressões antissindicais com foco na empresa ALEMÃ (DEUTSCHE TELEKOM-e T-MOBILE .

Na ocasião, o SINTETEL – entregou uma carta de Repúdio ao cônsul MATHIAS L. BROGISLAO com reivindicações contra as ações do governo alemão.

O ato publico também contou com a participação e apoio do SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS SINDICATO DOS BANCARIOS, (UGT União Geral dos Trabalhadores) e a FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES GRAFICOS DE SÃO PAULO representado pelo seu tesoureiro EVERALDO C. NASCIMENTO e o diretor do STIG de SOROCABA BRAZ CLAUDIO.

04072011

written by administrador

Jul 04
TRABALHO I – A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 11,2% em abril para 10,7% em maio, o menor nível para o mês desde 1990, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada na quarta-feira (29).

TRABALHO II – De acordo com a pesquisa, em maio, o total de de desempregados na região metropolitana de São Paulo foi estimado em 1,152 milhão, 45 mil a menos do que no mês anterior, resultado da criação de 124 mil vagas. Em relação a maio do ano passado, o nível de ocupação aumentou 3,7%, interrompendo movimento de desaceleração do ritmo de crescimento observado desde outubro do ano passado.

INTERNET I – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o governo pretende tipificar logo os crimes na internet para que seja possível punir, por exemplo, os hackers que têm invadido os sites do governo. Com isso, será possível atribuir penas para esses crimes.

INTERNET II – De acordo com ele, o governo está elaborando o marco civil para disciplinar a área de informática .. O texto, acrescentou, deve ser enviado em breve ao Congresso Nacional. Esse marco, no entanto, não tipifica os delitos. A ideia, segundo o ministro, é estudar os projetos que já tramitam no Legislativo e que preveem a tipificação para ver se há a necessidade de aperfeiçoar a parte criminal.

INTERNET III – “Podemos elaborar uma proposta que será encaminhada agora ao Congresso ou podemos elaborar um texto que seja compatível com algo que já está tramitando. A verdade é que precisamos agilizar ao máximo isso porque o Brasil necessita ter tipificação criminal que permita à Polícia Federal e ao Poder Judiciário coibir esse tipo de prática”, disse Cardozo. Hoje, alguns dos crimes praticados pela internet são passíveis de punição por meio de leis como o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Fonte: Agência Brasil

PETROBRAS I – A Petrobras adquiriu, através de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A., 50% do capital social da empresa BSBIOS Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S.A. A empresa, localizada em Passo Fundo (RS), opera uma planta industrial integrada com unidade de extração de óleos vegetais e produção de 160 milhões de litros/ano de biodiesel. Possui privilegiada posição logística tanto na questão de suprimento de grãos quanto de comercialização de biodiesel, encontrando-se ao lado de uma base de distribuição de combustíveis e de um terminal ferroviário para recepção de grãos e expedição de produtos.

PETROBRAS II – Esta aquisição consolida a liderança da Petrobras no setor de biocombustíveis em âmbito nacional. Representa ainda uma ampliação da parceria já existente entre as empresas na Usina de Biodiesel de Marialva (PR), que associada à parceria ora firmada na Usina de Biodiesel de Passo Fundo (RS) resulta em uma nova sociedade robusta e competitiva na região Sul do país, apropriando-se de importantes sinergias comerciais e operacionais. Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras

JUSTIÇA - A partir desta segunda-feira (04) e até o próximo dia 29, o Tribunal Superior do Trabalho terá expediente reduzido. Devido às férias coletivas dos ministros - previstas no artigo 66 da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), combinado com o artigo 11 do Regimento Interno do TST -, o Tribunal funciona em apenas um turno, de 12h às 18h. Durante esse mês não serão realizadas sessões de julgamento. Os prazos processuais também estão suspensos em julho. Até o fim do mês, os casos mais urgentes, como mandados de segurança, medidas cautelares e dissídios coletivos de greve em categorias essenciais, serão analisados pela Presidência do Tribunal. As sessões de julgamento dos órgãos colegiados do TST serão retomadas a partir do dia 1º de agosto. Fonte: TST

RR Donnelley confirma hegemonia em segurança gráfica
A companhia conquistou a certificação NBR 15540 para imprimir documentos confidenciais
Com quase 150 anos de mercado a líder em serviços gráficos RR Donnelley, sempre inovando em tecnologia e com padrões de eficiência, após auditoria realizada pela ABTG - Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica - recebeu o certificado de conformidade à norma ABNT NBR 15540, um sistema de segurança usado para produção de documentos confidenciais. A norma foi criada com o objetivo de padronizar os procedimentos para produção de impressos de segurança. Atualmente a RRD é uma das primeiras gráficas na América Latina com essa certificação, concedida pela ABTG. “Isso quer dizer que a companhia está apta a produzir impressos de alto sigilo com excelência gráfica”, afirma o diretor comercial/ marketing da RR Donnelley, Amilton Garrau.
Para ele, em 40 anos atendendo ao mercado brasileiro, a RRD conseguiu know-how necessário para este segmento de segurança. “Somos uma companhia com 20 anos de atuação na área de segurança. Os trabalhos tiveram início com selos para cartórios, materiais promocionais e loterias (títulos de capitalização com raspadinhas, cartelas de bingos, etc.), cheques, diplomas e certificados, títulos de cobrança, entre outros. Uma prova desse conhecimento é a realização de trabalhos de grande complexidade, como nos últimos 10 anos, onde temos atuado nas áreas de exames para concursos, provas para área educacional e avaliações de desempenho com grande sucesso. Desde 2009, atendemos ao MEC e fazemos o material do ENEM, hoje considerado um dos maiores projetos para a companhia no Brasil, devido a sua grandeza operacional e logística”, enfatiza.
A RR Donnelley é detentora da tecnologia necessária para produção de documentos antifraude e conta com equipe de profissionais especializados no desenvolvimento de produtos que se ajustem às suas necessidades. Além disso, adota uma gestão de segurança que garante a rígida proteção em todas as fases de produção, desde a entrada do material a ser impresso até a entrega do produto ao cliente. A linha de procedimentos de segurança adotados pelos colaboradores, profissionais do setor, fornecedores, terceiros, e visitantes também foram avaliados para receber o certificado. “Somos líderes no mercado mundial no segmento de segurança, fazemos uso de itens exclusivos RRD como a holografia e papel filigranado e temos outros diferenciais como a criteriosa escolha dos fornecedores de nossas matérias-primas; guarda dos refugos industriais do produto até finalização de cada projeto; de manuseio, triagem e embalagem dentro do ambiente de segurança; a possibilidade de checagem de autenticidade de produto no mercado via software de gestão; logística reversa e principalmente a segurança dos meios eletrônicos, dos arquivos e modelos de todos os produtos dos nossos clientes”, assegura Garrau.
A RR Donnelley assegura ao cliente a confiabilidade de rastreamento do produto desde a origem até o local de entrega para a utilização /consumo, garantindo seu sigilo, segurança e inviolabilidade. Esse tipo de ação é conseguida através das soluções em segurança predial, do processo produtivo, do documento, na equipe de recursos humanos e nos procedimentos para transporte. “Garantimos a origem de nossos produtos e temos confiança suficiente no mercado para afiançar nosso trabalho. E isso se transmite em uma cultura de sigilo e confidencialidade em todos os produtos da companhia, e isso é percebido por nossos clientes através dos relacionamentos comerciais de muitos anos”, finaliza o diretor.

Sobre a RR Donnelley
A empresa possui quase 150 anos de atuação no mercado gráfico, 125 fábricas e 600 escritórios presentes em mais de 40 países na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. São mais de 55.000 funcionários focados em oferecer aos clientes os melhores resultados. No Brasil são três unidades industriais: Tamboré - SP, Osasco - SP e Blumenau - SC; e filiais comerciais distribuídas por todo território nacional.

Produtos destaques da RR Donnelley garantidos com a certificação NBR 15.540:
- Sistema Financeiro: cheques, apólices de seguro, extratos bancários, formulários em geral, boletos;
- Cartórios: selos, certidões, etiquetas para reconhecimento de firma, livros notariais;
- Sistema Educacional: provas, exames, diplomas, certificados, carteiras de identificação, históricos escolares;
- Entidades de Classe: carteiras profissionais, certidões, diplomas;
- Entretenimentos: ingressos, meios de pagamento, lacres, pulseiras de identificação;
- Jogos Promocionais e Loterias: cartelas para jogos, títulos de capitalização, raspadinhas, rasgadinhas;
- Comercio em Geral: certificado de garantia de produto de alto valor, tags para autenticidade de produto, etiquetas para proteção de marcas, lacres, etc.
- Transporte: vale-transporte, bilhetes de passagem;
Etc.
- Produtos Editoriais: Livros, revistas, catálogos, colecionáveis etc. Fonte: Donnelley


Senador pede explicações ao BNDES sobre participação na fusão do Pão de Açúcar com Carrefour

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai votar, nesta terça-feira (5), requerimento
convidando o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para explicar a participação do banco no processo de fusão da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), holding que administra o Grupo Pão de Açúcar, com a multinacional francesa Carrefour.O requerimento foi apresentado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES).
O senador quer entender a necessidade de envolvimento do BNDES na operação, considerando que “os recursos do BNDES advêm, entre outras fonte, do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que por sua vez recebe as contribuições do PIS ( Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), de dotações orçamentárias da União e ainda de recursos captados no exterior”. O requerimento de Ricardo Ferraço também levou em consideração as iniciativas de aporte de recursos ao BNDES através da edição de medidas provisórias, o que indica uma condição crescente da dependência, por parte do banco, de recursos orçamentários.
As informações são de que o fundo de investimentos BTG Pactual apresentou ao grupo empresarial francês Carrefour uma proposta de fusão de ativos com a CBD. A operação tem o apoio financeiro do BNDES, através do BNDES Participações S.A., o BNDESPar, que é a sociedade gestora de participações sociais BNDES, criada para administrar as participações em empresas detidas pelo banco. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a possível participação do BNDES nessa operação será da ordem R$ 4 bilhões. Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Ricardo Ferraço


Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jun 30
ECONOMIA I – O número de empresas comerciais estabelecidas no Brasil, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 4,6% de 2008 para 2009, passando de 1,402 milhão de empresas formais para 1,466 milhão. Essas empresas tinham 1,57 milhão de unidades locais com receita de revenda, que podem ser chamadas de filiais, e geraram receita operacional líquida no valor de R$ 1,6 trilhão. Os dados são da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) 2009, divulgada nesta terça-feira (29) pelo instituto.

ECONOMIA II – Embora o percentual de crescimento tenha sido menor do que o registrado em 2008 em relação a 2007 (+7,83%), a expansão observada foi estimulada pela demanda interna, explicou à Agência Brasil o pesquisador do IBGE, Luiz Andrés Paixão. Para ele, a crise financeira internacional, que atingiu seu auge em 2009, não afetou tanto o Brasil quanto as economias norte-americana e europeia.

ECONOMIA III – Vendas de combustíveis e produtos alimentícios, bebidas e fumo são os setores que se destacaram em 2009 no comércio atacadista. No comércio varejista, o setor de combustíveis e lubrificantes também tem forte presença, acompanhado de hipermercados e supermercados. “Isso mostra a importância que os combustíveis têm na economia. É uma atividade muito importante para o comércio”. Fonte: Agência Brasil

Fiesp admite aviso prévio de até 2 meses
O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP), Paulo Skaf, disse ontem que aceitará o aumento do aviso prévio proporcionalmente ao tempo de serviço para o máximo de dois meses -um a mais do que o previsto na atual legislação.
O tema está em exame no STF (Supremo Tribunal Federal). Até agora, lideranças empresariais têm defendido a manutenção dos 30 dias previstos em lei, admitindo aumento só a partir de negociações entre as partes.
"Hoje, o Brasil está na média mundial, com um aviso prévio de 30 dias. O máximo aplicado no mundo é de dois meses. Então, se o STF definir até esse limite, tudo bem. Mais do que isso poderá criar um problema para empresas e trabalhadores", disse Skaf.
Ele destacou que o aviso prévio não é verba indenizatória: é um custo pago pela empresa que demite um trabalhador sem justa causa, mas também é exigido do trabalhador que pede o desligamento da empresa.
Mesmo admitindo nova regra, ele criticou a decisão do Supremo de colocar o tema na pauta agora. "Não é o momento mais apropriado."
As indústrias negociam com o governo o fim da alíquota de 20% recolhida ao INSS. Essa é a principal proposta para a desoneração da folha de pagamento.
A Fiesp acredita que a solução mais adequada seria criar o seguinte critério: aviso prévio de 30 dias para quem tem até 10 anos de empresa; 45 dias para trabalhadores com registro entre 10 e 15 anos; e 60 dias para quem é contratado entre 15 e 20 anos.

VARIEDADE
As regras de compensação para funcionários demitidos variam muito de um país para outro.
Nos EUA, não há lei que obrigue as empresas a pagar nada similar ao aviso prévio brasileiro. Mas entre 70% e 80% das companhias oferecem benefício parecido, de acordo com Aloísio Buoro, professor de gestão e administração do Insper.
"Estudos recentes, no entanto, indicam uma redução desses programas em razão do ambiente econômico mais difícil no país", diz Buoro.
Em geral, paga-se o referente a duas semanas de trabalho a quem permaneceu na empresa por pelo menos 12 meses.
A partir daí, o cálculo leva em conta não só o tempo de serviço mas o cargo do funcionário. Gerentes chegam a receber o equivalente a 26 semanas em caso de demissão (seis meses), e executivos em postos mais altos, até 52 semanas (12 meses).
Na França, a compensação dos demitidos varia segundo o modelo de contratação, de acordo com o levantamento do Insper.
Se o contrato for por tempo indeterminado, há pagamento de 10% do salário por ano trabalhado. Se for por tempo determinado (com máximo de 18 meses), há pagamento de 6% do salário pelo período trabalhado.
"No Brasil, é preciso estabelecer a regra do aviso prévio proporcional porque isso está previsto na Constituição e nunca foi feito", diz José Pastore, professor de relações do trabalho da USP.
"Mas a regra vai apontar o mínimo; a partir disso, as negociações coletivas irão em busca do teto." Fonte: Jornal Estado de São Paulo

Mais de 40% dos brasileiros estão dispostos a trabalhar fora do país
SÃO PAULO - Um total de 41% dos profissionais brasileiros está disposto a procurar emprego fora do país, segundo revela pesquisa realizada pela GfK, empresa especializada em pesquisa de mercado.
De acordo com o estudo, o percentual é maior do que o apurado globalmente, com 27% da força de trabalho pronta para cruzar a fronteira em busca de melhores oportunidades de carreira. A América Central e a do Sul serão as regiões mais atingidas, ou seja, os países destas localidades são os que mais vão enviar mão de obra para as nações em retomada de crescimento, sendo 57% os trabalhadores do México, 52% da Colômbia e 38% do Peru.
Para a diretora da Unidade de Satisfação e Lealdade da GfK Brasil, Daniela Salles, os números apontam para um risco de fuga de inteligência no próximo ano, o que pode representar problemas significativos para as empresas e para os países que estão tentando sair da crise.
“Tanto profissionais de cargos mais operacionais quanto os diretores de empresas têm se mostrado dispostos a procurar emprego fora do país. E o número aumenta entre os que têm nível de escolaridade mais elevado (…). Por isso, as empresas devem procurar recrutar, engajar e reter o seu melhor quadro de pessoal para competir, não apenas com empresas rivais em seu próprio mercado, mas ao redor do mundo”, diz Daniela.
Mudança de emprego
O estudo da GfK mostra ainda que um em cada quatro trabalhadores no mundo tem a pretensão de deixar o emprego em um período de 12 meses, sendo que 35% estão ativamente procurando por um novo trabalho e 18% querem mudar de emprego nos próximos seis meses. Apenas 8% dos trabalhadores dizem que irão esperar a economia se estabilizar.
No Brasil, os números são menos alarmantes, com 15% dos trabalhadores procurando ativamente outro trabalho e 5% que pretendem mudar em um horizonte de seis meses. Fonte: Infomoney

Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jun 29
Encontro Internacional de Inovação debate a funcionalidade da embalagem
No dia 11 de agosto a Associação Brasileira de Embalagens (Abre) realizará o Encontro Internacional de Inovação que terá como tema central "Design Universal: a funcionalidade da embalagem como chave para a inovação". O evento contará com a presença de Jens-Christian Sorensen, que atuou por cerca de 40 anos como diretor do Danish Technological Institute, Packaging and Transport, na Dinamarca, e atualmente é consultor em desenvolvimento de embalagens e representante dos países nórdicos nas Comissões da ISO sobre embalagens. O encontro acontecerá a partir das 8h no Espaço APAS, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3082-9722 (ramal217) ou e-mail isa©abre.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Fonte: Publish

Planejamento da produção em gráficas para maior eficácia
Nos dias 5 e 6 de julho, das 9h às 18h, na Câmara de Comércio do Mercosul (Avenida Paulista, 244 – Bela Vista), em São Paulo (SP), a Dabra, editora da revista Publish, realizará o curso “Planejamento da Produção em Gráficas para Maior Eficácia”. Ministrado pelo consultor especializado em gestão de gráficas e diretor da Printconsult, Thomaz Caspary, o objetivo do curso é mostrar aos gestores como reduzir os custos através da otimização dos fluxos de informação e de trabalho, eliminando as horas improdutivas e o desperdício de materiais. O conteúdo é direcionado a proprietários de gráficas e empresas de pré-impressão, orçamentistas, chefes de vendas, de produção e de planejamento da produção. É recomendável que os participantes estejam equipados com calculadora. Outras informações pelo e-mail assinaturas©dabra.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (11) 2605-5522. Fonte: Publish

Gráfica e Editora Exatha adquire Ryobi 3304
Há três meses a Gráfica e Editora Exatha, de Araucária (PR) instalou uma Ryobi 3304 e aumentou seu ganho produtivo. De acordo com o proprietário da gráfica, Jair Trzaskos, antes da aquisição a empresa tinha de 3 a 4 entradas de trabalho por dia, hoje o número amentou para 13 trabalhos. A instalação da Ryobi 3304 na Exatha foi a primeira na região leste do Estado paranaense. Foi uma palestra do responsável pela linha de equipamentos Ryobi para a Ferrostaal, Antônio Furlan, no Sindicato dos Gráficos do Paraná, que fez o executivo analisar pela primeira vez a possibilidade de adquirir um equipamento da marca. Fonte: Celulose Online

FGV: Cerca de 40 milhões de pessoas ingressaram na Classe C, aponta pesquisa
RIO - Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas divulgada nesta segunda-feira revelou que, do início de 2003 até maio deste ano, 48,7 milhões de pessoas entraram nas classes A, B e C no Brasil, o equivalente a um crescimento de 47,94%. Apenas os novos integrantes da classe C somaram 39,5 milhões de neste período, elevação de 46,57%.
O estudo intitulado Os Emergentes dos Emergentes: Reflexões Globais e Ações Locais para a Nova Classe Média Brasileira também mostra que, ao mesmo tempo em que houve forte ingresso na Classe C, 24,6 milhões de pessoas deixaram a classe E, queda de 54,18%, e 7,9 milhões, a classe D, redução de 24,03%. Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, essa é uma indicação de que a desigualdade social está diminuindo.
- (...) Ela [a classe C] já cresceu porque a renda do brasileiro vem crescendo desde o fim de 2003, e a desigualdade vem caindo há 10 anos. Esses são fatores fundamentais para este cenário de crescimento. O terceiro fator é a estabilidade, seja a inflacionária, seja o choque de confiança que foi dado aos mercados - afirmou.
Do total de novos integrantes das classes A, B e C, 13,3 milhões passaram a fazer parte dessas fatias sociais nos últimos 21 meses encerrados em maio, ressalta Neri, o que revela, segundo ele, o crescimento contínuo.
IPC-Fipe aponta deflação de 0,05% na 3ª prévia de junho
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou deflação de 0,05% na terceira quadrissemana de junho, depois de ter caído 0,08% na segunda quadrissemana.
O indicador, que mede a inflação da cidade de São Paulo, ficou próximo ao teto das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções. As previsões iam de -0,18% a -0,04%, com mediana em -0,11%. No terceira prévia de maio, o IPC havia registrado inflação de 0,47%.
Dos sete grupos pesquisados, em dois os preços tiveram desaceleração ou queda mais acentuada do que no levantamento anterior: Alimentação, que passou de -0,58% para -0,67%, e Saúde, que havia apresentado alta de 0,52% na segunda quadrissemana e agora apontou 0,31%.
Todos os demais grupos tiveram aceleração de preços, embora Transportes continue a registrar deflação. Neste grupo, os preços passaram de um declínio de 1,10% no segundo levantamento do mês para uma queda de 1,07% na terceira pesquisa.
Os preços do grupo Habitação, que haviam subido 0,29% na segunda quadrissemana, tiveram alta de 0,35% na terceira quadrissemana. Em Despesas Pessoais, os preços haviam subido 0,41% na segunda prévia de junho e aceleraram para uma alta de 0,60%. O grupo Vestuário, que havia registrado alta de 0,93% na pesquisa anterior, acelerou para 1,14%. Em Educação, os preços haviam apresentado alta de 0,07% na segunda quadrissemana e agora aceleraram para 0,09%.
Veja como ficaram os grupos que compõem o IPC na segunda quadrissemana de junho:
Habitação: 0,29% - Alimentação: -0,67% - Transportes: -1,07% - Despesas Pessoais: 0,60% Saúde: 0,31% - Vestuário: 1,14% - Educação: 0,09% - Geral: -0,05%

Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jun 28
TRANSPORTES I – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reajuste de 5,017% nos coeficientes tarifários dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. A resolução foi publicada no dia 24 último no Diário Oficial da União e passa a valer a partir da 0h do dia 1º de julho para percursos de longa distância, acima de 75 quilômetros.

TRANSPORTES II – Os coeficientes variam de acordo com o tipo de ônibus – convencional com ou sem sanitário, executivo com ou sem ar condicionado e assim por diante. O percentual de reajuste se refere apenas ao coeficiente, o que significa que o preço da passagem não subirá 5,017%. O reajuste não se aplica ao serviço de transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, o qual será determinado em ato específico. Fonte: Agência Brasil

SAÚDE I – A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, comunicou na última sexta-feira (24) ao Ministério da Saúde a suspeita de dois casos de infecção pela bactéria E.Coli na cidade. Se os exames confirmarem a suspeita, serão os primeiros casos no Brasil. A bactéria já contaminou 3.836 pessoas na Europa e provocou 45 mortes, a maioria na Alemanha.

SAÚDE II – Os dois pacientes com suspeita de contaminação voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no dia 14. A infecção pela E.Coli causa cólicas abdominais severas e forte diarreia, muitas vezes com sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, os dois não estão internados e passam bem. Eles já foram submetidos a exames laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita.

SAÚDE III – A transmissão da E.Coli ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos ou pelo contágio via fecal-oral, quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados. Fonte: Notícias do TST

Classes A e B crescem mais que a C, aponta estudo da FGV
As classes A e B, que representam o topo da pirâmide social, cresceu 12,8% desde janeiro de 2009, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No mesmo período, a classe C do País cresceu cerca de 11,1% em um período de 21 meses até maio, totalizando cerca de 105,4 milhões de pessoas.
Esse desempenho segue uma tendência iniciada em 2003, proporcionada por uma série de fatores como a rápida recuperação da economia, mais acentuada nos últimos dois anos, no período pós crise financeira.
Segundo a FGV, desde 2003, o crescimento da classe C e a migração de pessoas para as classes A e B, desde 2009, ampliaram o mercado consumidor brasileiro em mais de 50 milhões de pessoas, o equivalente a mais de uma Espanha, aponta o estudo "Os Emergentes dos Emergentes: Reflexões Globais e Ações Locais para a Nova Classe Média Brasileira".
O crescimento da economia com uma inflação mais estabilizada, aliado a expansão do mercado de trabalho e à melhoria das condições de renda da população, com a política de recupeação do poder de compra do salário mínimo, contribuíram de forma significativa com esse processo, de acordo com estudo elaborado pelos pesquisadores do Centro de Políticas Sociais da FGV.
As pessoas que estão na classe C, segundo o documento, contam com uma renda mensal familiar que varia entre R$ 1.200,00 e R$ 5.174,00.
Segundo dados elaborados pela FGV, as classes A, B e C tiveram um ingresso de 48,8 milhões de pessoas entre 2003 e 2009, sendo 13,1 milhões apenas entre 2009 e maios de 2011. "Essa análise dos dados mais recentes mostra que quase a população total da África do Sul foi incorporada às classes ABC", destaca o documento.
Em contrapartida, a base da pirâmide social, formada pelas classes D e E foi reduzida de 96,2 milhões de pessoas em 2003 para 63,6 milhões até maio, sendo que 9,7 milhões de pessoas migraram da base social para classes mais elevadas entre janeiro de 2009 e maio de 2011. Fonte: Portal IG

Inadimplência das empresas tem maior alta em 22 meses, revela Serasa
São Paulo - A inadimplência das pessoas jurídicas cresceu 23,6% em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2010, segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. É a maior alta registrada na variação anual desde julho de 2009. Segundo a Serasa, na comparação com abril deste ano, o aumento chegou a 16,2%.
De acordo o levantamento, os protestos apresentaram o maior crescimento mensal, 26,3%, contribuindo com parcela de 10,4% do total de 16,2% do índice de inadimplência. Em segundo lugar estão os cheques devolvidos por falta de fundos, com expansão mensal de 11,2% e contribuição de 3,8%. As dívidas com bancos aparecem com aumento mensal de 7,8% e contribuição de 2,1% no mês.
Segundo os economistas da Serasa, os juros elevados e a desaceleração econômica, decorrentes da política monetária restritiva para controle da inflação, os impactos do aumento dos preços nos custos e o crescimento na inadimplência do consumidor já afetam a capacidade de pagamento das empresas.
O valor médio das dívidas das empresas com os bancos foi R$ 5.049,81, de janeiro a maio, o que representa uma elevação de 5,8% ante o mesmo período de 2010. Os títulos protestados tiveram, nos cinco primeiros meses do ano, um valor médio de R$ 1.723,59 - alta de 7% na comparação com o o mesmo período do ano passado. Já os cheques sem fundos apresentaram, de janeiro a maio deste ano, um valor médio de R$ 2.058,15 - crescimento de 2,7% em relação aos cinco primeiros meses de 2010.
A inadimplência das micro e pequenas empresas foi a que menos cresceu (15,6%) na relação de maio ante abril. No caso das médias empresas, houve avanço de 28,1%, e das grandes, de 20,3%. Fonte: Agência Brasil

Novas regras sobre o trabalho das domésticas dividem opiniões
SÃO PAULO – Novas regras propostas pela convenção da OIT (Organização internacional do trabalho) para o trabalho de empregados domésticos divide opiniões, principalmente no que diz respeito ao pagamento de horas extras.
Se, por um lado, a advogada Fernanda Soares avalia as medidas como boas e importantes para beneficiar um grande número de trabalhadores, por outro, o advogado do Sindicato dos Empregadores Domésticos de São Paulo, Macelo Unti, prevê que será muito difícil controlar as horas trabalhadas.
Relação diferenciada
Conforme publicado pela Agência Brasil, Unti ressalta que essa é uma situação diferenciada de trabalho, sobretudo por que é complicado para o empregador, que passa o dia todo fora, controlar quanto tempo de fato a empregado trabalhou.
Para Unti, não é possível tomar o trabalho doméstico como um emprego comum, já que tem uma flexibilidade trabalhista muito específica.
Fiscalização
Quem tem outra perspectiva sobre o tema é a socióloga da UnB (Universidade de Brasília), Christina Gerard, que comenta o avanço que tais medidas vão proporcionar às domésticas.
Para Christina, o estabelecimento de uma jornada de trabalho vai permitir que as trabalhadoras tenham uma vida pessoal que antes não tinham. Com as medidas, as domésticas passam a ter um controle maior dos seus horários de trabalho.
A fiscalização, no entanto, será essencial para que as regras sejam cumpridas. Christina ainda pontua os problemas que o Páis enfrenta na questão da fiscalização. O fato de o serviço ser realizado nos domicílios complica ainda mais essa situação.
Nesse sentido, a própria doméstica, Lucimara da Silva, de 37 anos, se mostra desanimada com a evolução das medidas. Segundo Lucimara, apesar dos beneficios garantidos a situação não irá melhorar, pois as trabalhadoras têm medo de cobrar seus direitos.
Proposta para mudar regras
Na semana passada, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou que o governo deve enviar ao Congresso Nacional, até o fim do ano, proposta de emenda à Constituição que estende aos domésticos os mesmos direitos garantidos aos demais trabalhadores formais, como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e seguro-desemprego, além das já mencionadas horas extras.
O envio da proposta para análise de deputados e senadores é necessário para que sejam cumpridas as recomendações da OIT sobre o trabalho doméstico, aprovadas no último dia 16. Fonte: Infomoney

Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Ir para página início  610 611 612 613 614 615 616 617 618 619  última