Ago 02
No dia 22 de Julho de 2016 estiveram reunidos na Empresa MORPHO DO BRASIL S/A, os representantes do Sindicato IVANA SAMPAIO, RODRIGO DOMINONI e SANDRO RAMOS, com a Gerência de Recursos Humanos. Esta reunião foi solicitada pela entidade sindical para tratar dos seguintes assuntos: 01.Assédio Moral, 02.Linha de Produção, 03.Exames periódicos, 04. Banco de Horas, 05. Cumprimento NR 17 (Ergonomia), 06. Documentos para perícia no INSS, 07. Transporte, 08. Constrangimento do uso compartilhado entre trabalhadoras e trabalhadores na higiene pessoal.

Os temas foram objeto de reclamação de trabalhadoras e trabalhadores da empresa. O Sindicato então notificou a empresa para solução dos problemas e a reunião ocorreu na data mencionada. O Sindicato tem por obrigação buscar sempre a resolução dos problemas que o trabalhador sofre em seu local de trabalho; várias intervenções já foram feitas pela Entidade na busca de soluções em outras situações. A Empresa se comprometeu a solucionar os problemas, e o Sindicato continuará vigilante na aplicação das tratativas acordadas.

01. A empresa alega que não aconteceu assédio moral, a representante do Sindicato Ivana Sampaio, confirmou que isso ocorreu por parte de seu chefe imediato, foi solicitado pela Entidade providências da Empresa em preparar o gestor para o trato com funcionários.

02. O Sindicato manifestou a preocupação com o acometimento de doenças com a implantação da Linha de Produção e pediu estudos para adequação na proteção da saúde dos funcionários.

03.Exames periódicos será realizado nas datas corretas, o questionário entregue para preenchimento foi uma pesquisa.

04. Banco de Horas a Empresa afirmou que não pratica.

05. O Sindicato foi enfático na cobrança das Normas Regulamentadoras, a NR 17 trata questões de ergonomia, importantes para a correta adequação do funcionário no desempenho das funções. A empresa afirma que esta cumprindo a NR. Você trabalhador concorda com essa afirmação? Tem cadeiras, mesas, etc, adequados?

06. O INSS passou a exigir vários outros documentos para conceder benefício, a empresa afirmou que somente com medida judicial forneceria tais exigências. Cumprindo nosso papel de defesa dos trabalhadores encaminhamos ao INSS questionamento a esse respeito, citamos a empresa, a resposta do INSS foi clara na obrigatoriedade da entrega, caso o segurado não apresentar, o perito tomará às providências necessárias. A empresa afirma que vai consultar o departamento jurídico. Às empresas, todas de qualquer atividade, se preocupam e muito com um percentual a pagar ao INSS por consequência de acidente ou doença do trabalho. A preocupação não é com prevenção e sim não reconhecer que ela, empresa, causa lesão ao trabalhador em sua atividade. O fator acidentário de prevenção é um multiplicador, que penaliza a empresa a pagar mais para o INSS, esse valor a mais é para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho e doenças do trabalho. Pelo FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais, sendo assim a empresa dificulta, recorre e sempre se defende alegando que a doença do trabalhador foi "pega" em casa varrendo, lavando louças, jogando bola, dominó, etc. 07 e 08. A questão do desembarque e embarque e sobre uso compartilhado de espaço de higiene será mais rápido a solução. 02. Exames periódicos será realizado nas datas corretas, o questionário entregue para preenchimento foi uma pesquisa.

Afirmamos que o Sindicato esta fazendo sua Ação Sindical e estará encaminhando aos órgãos fiscalizadores: Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e INSS, questões que são de competência destes órgãos. A CIPA também pode ser responsabilizada criminalmente caso se comprove que foi omissa, assim como Engenheiros, Técnicos e Médicos do Trabalho que se omitem, afinal é a empresa que "paga meu salário". Trabalhadoras e Trabalhadores denunciem ao Sindicato tudo que pode ser melhorado e esta errado em seu local de trabalho! Não vamos tolerar desmandos de chefes, empresas multinacionais são empresas sem pátria, o acionista visa somente lucros e os Gestores, que recebem muito bem, são os senhores feudais da modernidade.

FONTE: STIG TAUBATÉ

written by FTIGESP