Jun 04
Apesar da chuva e do frio que chegou em Jundiaí no final de semana, a festa dos 55 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica da Região (Sindigráficos), realizado no domingo (31/05), no Sítio São Francisco, contou com a participação de 1,6 mil gráficos sindicalizados e familiares. O evento festivo foi marcado pela paz e confraternização da categoria. Os participantes puderam aproveitar shows de bandas em dois palcos, além de muito churrasco (1 ton. de carne), frutas (1 ton.), lanches de pernil e de calabresa (2 mil), cachorro quente (600) e bebidas (5 mil latas de cerveja; 1,1 mil litros de refrigerantes e água). A criançada contou com uma briquedoteca e o tradicional trenzinho que circulou pelo sítio. Muita pipoca e algodão doce foram distribuídos entre elas. Os gráficos ainda participaram de sorteio de eletroeletrônicos.

"Os trabalhadores que deixaram de ir por conta da chuva perderam uma festa excelente, sem incidentes e com a satisfação no rosto de todos os presentes", conta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Os salões principais do sítio ficaram lotados com 1,6 mil participantes. Apesar de toda essa gente, a organização do evento estima que cerca de mil pessoas não foram. O cálculo foi feito com base nos convites distribuídos aos trabalhadores gráficos e seus filhos e cônjuges. Apenas os empregados sindicalizados tinham direito aos convites. Um drone, que filmou toda a comemoração, foi uma atração a parte na festividade.

Duas bandas animaram os trabalhadores. No palco do Salão Principal, a Banda Tudo Junto e Misturado tocou muito samba, sertanejo, forró e muito mais. Já no palco do Deck, a Banda Mister UP realizou um show ao som de muito MBP e Pop Rock. A música era interrompida apenas para os sorteios dos prêmios e o ato político contra o PL 4330 sobre a terceirização e as Medidas Provisórias 664 e 665, que retirou direitos trabalhistas, a exemplo do Seguro-Desemprego, Pensão por morte, abono salarial, entre outros. Os ganhadores levaram para casa TV LED, Notebook, Blu Ray, Micro system, Home Teacher e tablet;

A festa dos 55 anos do Sindigráficos foi prestigiada por sindicalistas gráficos de outras regiões, a exemplo do STIG Bauru (Hamilton) e Sorocaba (Everaldo), além do presidente da Confederação Nacional da classe (Conatig), Leonardo Del Roy. Outras categorias profissionais comparecem. "Contamos com a presença de dirigentes dos sindicatos dos Bancários, alimentícios, rodoviários e dos servidores municipais de Itupeva", fala Rodrigues. Também marcaram presença o presidente da CUT regional, Marcos Teon, e o gerente da Coordenadoria do Trabalho de Jundiaí, Vitor Machado, representando o prefeito Pedro Bicardi. O presidente do Sindigráficos aproveita para agradecer a participação de todos e, em especial aos dirigentes dos gráficos de Jundiaí, pelo belo trabalho em equipe, que proporcionou para os sindicalizados uma festa à altura que cada um deles (e seus familiares) merecem. "Aproveitamos para reforçar aos gráficos da região de Jundiaí que a luta deve continuar contra os desmandos dos patrões, bem como contra a intenção dos políticos de retirar direitos, a exemplo do PL da terceirização e das MPs.

fonte: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP