Jun 02
Os trabalhadores dos municípios de Piracicaba, Limeira e Região do Estado de São Paulo, que desenvolvem atividade gráfica, seja nos setores de pré-impressão, impressão (em qualquer e suporte) e no acabamento, são gráficos e devem ser enquadrados sindicalmente junto à entidade de classe do local (STIG). Assim, a fim de evitar transtorno com empresas e órgãos de classe de outras categorias que insistem em querer enquadrar tais empregados noutro segmento, limitando o direito deles a receberem todos os benefícios e salários do setor gráfico, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CONATIG) representou o STIG local junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, na intenção de consolidar a representação da categoria gráfica no STIG Piracicaba, Limeira e Região.

O secretario nacional de Relações do Trabalho, do MTE, Manoel Messias, concedeu a certidão do Registro da Carta Sindical, com as devidas atualizações para garantir tal proteção. O documento foi entregue este mês pela Chefe da Seção de Relações do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de SP, Aylza Gudin. Os presidentes da CONATIG e do STIG, Leonardo Del Roy e Bianor do Santos, respectivamente, receberam a nova Carta Sindical.

Del Roy e Santos comemoraram a entrega da Certidão do Registro de Alteração Estatutária do STIG de Piracicaba, Limeira e Região. Esta nova carta é um instrumento que dará maior suporte administrativo e jurídico de representação da categoria do local, inclusive nos processos de enquadramento sindical."Trata-se de uma consolidação pelo MTE da representação da categoria gráfica a nível de sua base territorial", diz o presidente do sindicato.

Na avaliação do dirigente da CONATIG, a entrega da carta também reforça o posicionamento e uma padronização da representação gráfica a nível nacional, sendo tal trabalho coordenado pela confederação da classe, que vem atuado política e juridicamente para qualificar a carta sindical das entidade dos gráficos em todo o País, no tocante ao enquadramento sindical da categoria principalmente.

FONTE: CONATIG

written by FTIGESP