Mai 28
Na semana em que foi divulgado no site do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Jundiaí e Região (Sindigráficos) um suposto esquema de terceirização na empresa Redoma, através de funcionários da gráfica Delri, uma representante desta gráfica entrou em contato com o sindicato, informando que não existe terceirização irregular, mas trata-se de uma empresa especializada em acabamento no setor, que presta tal serviço para a Redoma. Contudo, a suspeita se originou porque a Delri funciona dentro do complexo industrial da empresa Redoma e não se encontra enquadrada sindicalmente na categoria gráfica, negando os direitos dos funcionários que, sendo gráficos, devem ser enquadrados.

"Porém, ao esclarecer o caso e reconhecer de que se tratar de uma indústria do setor gráfico com funcionários irregulares, a Delri agora deve regularizar o piso salarial e os benefícios trabalhistas contidos na Convenção Coletiva de Trabalho do setor, uma vez que ela não estava cumprindo", pontua Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Neste sentido, nesta quarta-feira (27), haverá uma reunião entre a Delri e o sindicato para tratar do enquadramento sindical dos funcionários, da adequação imediata das irregularidades e ainda para falar sobre questões relacionadas ao contrato com a Redona, a fim de evitar qualquer possibilidade de terceirização irregular de mão de obra, já que a empresa funciona dentro do complexo industrial da Redoma.

A empresa Delri ao se reconhecer como indústria gráfica, tem, portanto, que se regularizar com base no enquadramento sindical do segmento. O menor salário de um gráfico é de R$ 1.280,40. O trabalhador também recebe cesta-básica mensal, duas parcelas anual de participação nos lucros, auxílio-creche, dentre outros benefícios da Convenção.

"Será mais dinheiro e direitos para os seus funcionários, depois da iniciativa do Sindigráficos", ressalta Rodrigues. Assim, os sindicalistas mostrarão a Delri todos os deveres que ela tem com seus funcionários. Por telefone, uma dirigente da Delri garantiu que irá regularizar todas as pendências, as quais serão tratadas durante a reunião desta quarta no sindicato.

A suspeita de terceirização na Redoma surgiu porque havia empregados com outra farda e laboravam dentro do complexo industrial da empresa, mas não dentro do mesmo galpão do processo produtivo da Redoma. Foi aí quando se descobriu que era uma outra gráfica, a Delri, que havia alugado um espaço dentro da Redoma, para realizar sua produção, que é especializado somente em acabamento gráfico.

Todavia, verificou-se que os cerca de 12 gráficos da Delri não estavam sendo beneficiados pela Convenção Coletiva de Trabalho do gráfico. "Cenário que mudará, depois das denúncias ao Sindigráficos e a atuação do órgão de classe", comemora Rodrigues.

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP