Item de NotíciaCarta de Repúdio ao Sindicato Patronal de Campinas
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
24 Novembro 2011 - 17:38:43

Ao
Ilmo. Senhor
CELSO GONÇALVES DE FREITAS
DD. Presidente do SINGRAFCAMP
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Campinas
Rua Barão de Paranapanema, Nº 146 – Bloco – B – 10º Andar – Sala 101
CAMPINAS – SP
CEP 13026-010
E-mail: singrafcamp@terra.com.br / celso@purarte.com.br / mellenio@purarte.com.br
 
Ref.: Nossa manifestação de repúdio a posição do SINGRAFCAMP de se negar a negociar a Renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e propor a retirada de vários direitos e de condições pré-existentes da Convenção Coletiva de Trabalho vigente.
 
Prezado Senhor Presidente:
 
A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, por seu Presidente que abaixo subscreve, em nome das entidades Federadas, vem à presença de V. Sa. manifestar o nosso repúdio em relação a condição que está sendo apresentada pelo SINGRAFCAMP negando-se a discutir quaisquer reivindicações dos trabalhadores e em contra partida propõem a retirada de vários direitos dos trabalhadores gráficos e de condições pré-existentes negociadas a muitos anos com o STIG de Campinas.
Esta posição patronal não tem qualquer justificativa, tendo em vista ao cenário gráfico atual e os acordos firmados dentro do segmento gráfico pelo STIG do ABCDMR e Baixada Santista, pela Federação dos Gráficos, e pelo STIG de São José do Rio Preto, que consolidaram um processo de negociação renovando as suas Convenções Coletivas de Trabalho em patamares muito superiores ao que está sendo proposto, pois em nenhum caso houve qualquer redução de direitos e mesmo que não se tenha negociadas novas condições as Convenções Coletivas de Trabalhos vigentes foram renovadas sem alterações com a recomposição do período inflacionário acrescidos de Aumento Real em de 2,20%.
Há muitos anos acompanhamos o nosso filiado e as negociações que se desenrolam no STIG de Campinas, e em nenhum momento deparamos com uma posição patronal apresentada neste processo negocial de total intransigência e de desrespeito aos trabalhadores gráficos, pois são para os seus próprios empregados que estão sendo proposto o aviltamento de seus direitos.
Temos claro como profissional gráfico que dentro do processo produtivo o trabalhador gráfico é e sempre será a parte mais importante, e como tal deverá ser respeitado e valorizado, até porque trata-se de uma categoria altamente profissional e não tem qualquer sentido estar diante de propostas que reduzam os seus direitos produzindo e gerando a sua desvalorização profissional.
A Federação e seus 18 Sindicatos estão solidários aos trabalhadores gráficos de Campinas, e fará todos os esforços possíveis para impedir esta tentativa patronal de retirar direitos e de não estabelecer um processo de negociação dentro dos parâmetros que a muitos anos foram efetuados pela classe patronal e os trabalhadores gráficos.
Finalmente entendemos e propagamos que o processo negocial ainda é o melhor caminho para a solução das pendencias trabalhistas, e nesse sentido é que estamos na expectativa da retomada do processo negocial buscando a Renovação da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, mas se a intransigência patronal continuar estaremos solidários e presentes juntos aos companheiros gráficos de Campinas e faremos todos os esforços no sentido de enfrentar esta posição patronal de total prejuízo aos trabalhadores gráficos.
 
Leonardo Del Roy
Presidente da FTIGESP  



Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.430 )