Item de NotíciaFTIGESP NEWS // STIG Santos aposta em ciclo de palestras com Sérgio Pardal contra a reforma da Previdência
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
29 Março 2019 - 11:05:14


Apesar de anos dedicados à defesa dos direitos dos trabalhadores, tenho me surpreendido com tantos ataques que vejo na reforma da Previdência, diz Jorge Caetano, do STIG Santos, após palestra do jurista Sérgio Pardal

Nesta sexta-feira (29), em Cubatão, na Sociedade de Melhoramentos da Ilha de Caraguatá, o jurista e professor em Direito Previdência Sérgio Pardal, que é advogado do Sindicato dos Gráficos de Santos (STIG), fará outra palestra sobre os prejuízos da reforma previdenciária de Bolsonaro. Nela, ele apresenta as cinco razões para rejeitar tal reforma. O encontro, que começa às 18h30, é voltado para os gráficos e demais classes profissionais, bem como à população em geral. Esta será a sétima palestra de Pardal em diferentes locais da Baixada Santista em menos de duas semanas. A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp) parabeniza o STIG Santos, Pardal e as demais entidades pela iniciativa, que é vital para a sociedade tomar conhecimento dos prejuízos e reagir em tempo.

"Todos os STIGs paulistas devem seguir o exemplo do STIG Santos e do professor Pardal" ressalta Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp. As entidades e os juristas devem encabeçar esta luta para dar visibilidade pública sobre o único fim nefasto desta reforma previdenciária: restringir à aposentadoria do trabalhador ao máximo, bem como reduzir o valor do benefício dos poucos que conseguirem; e ainda destruir de forma ilegal alguns direitos trabalhistas, como o PIS dos gráficos que recebem e o FGTS dos trabalhadores já aposentados mas que continuam na ativa.

Jorge Caetano, secretário-geral do STIG Santos, aproveita para convidar todos os gráficos de Cubatão e cidades do entorno para participarem da palestra de Pardal na Sociedade de Melhoramentos da Ilha de Caraguatá. "Apesar da grande participação da população nas atividades anteriores, com destaque às mulheres, como no encontro do dia 18 na Associação de Base dos Trabalhadores do Estado de São Paulo, que fica próximo do STIG Santos, o número de gráficos foi baixo, mesmo a categoria sendo bem prejudicada com a reforma pelo fim da aposentadoria especial e etc".

Jorge fala que tem saído das palestras de Pardal cada vez mais convicto de que esta reforma de Bolsonaro é bem pior do que imagina. E olhe que o sindicalista atua há bastante anos em defesa dos direitos dos gráficos. Portanto, o trabalhador, este que muitas vezes desconhece seus próprios direitos, deveriam se preocupar com tudo isso. "Participem e descobrirão o "saco de maldades" contra você, como diz Pardal; e depois engrossem a luta do movimento sindical e social contra a aprovação desta reforma", convida Sueli Reis, presidente do STIG Santos. Ela inclusive tem feita a divulgação das palestras nas empresas, mas também nas comunidades.

Palestras
Além da palestra de Pardal hoje na Sociedade de Melhoramentos da Ilha de Caraguatá, em Cubatão, e da primeira realizada na Associação de Base dos Trabalhadores do Estado de São Paulo, em Santos, houve outros encontros com o jurista e professor na sede do Conselho Sindical da Baixada Santista (dia 20), no Instituo Federal em Cubatão (dia 21), na Comunidade Cristo Redenção (dia 23), na Delegação Regional de Saúde em Santos (dia 26) e no Sindicato dos Jornalistas em Santos (dia 28).




Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.3079 )