Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Associação gráfica critica a reforma previdenciária no Dia do Aposentados
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
28 Janeiro 2019 - 14:30:48


Entidade também questiona as primeiras medidas do novo governo contra trabalhadores ativos e inativos através de recém medidas em poucos dias

Na última semana, no Dia Nacional dos Aposentados, a Associação dos Trabalhadores Aposentados na Indústria Gráfica de São Paulo (Ataigep), entidade que representa os profissionais do segmento não mais na ativa, aproveitou a data para se posicionar contra a proposta da reforma da Previdência defendida pelo novo governo, bem como as medidas em que atacam trabalhadores que necessitam de algum benefício previdenciário.

"Não estamos de acordo com esta reforma porque ela vai atingir mais os trabalhadores das indústrias, da iniciativa privada no geral, enquanto vai beneficiar setores privilegiados do funcionalismo público, a exemplo dos políticos e magistrados, bem como militares das forças armadas", disse Sebastião Santana, mais conhecido como Tião, presidente da Ataigesp.

Para Roque Barbieri, vice-presidente da entidade, a medida só reforça o privilégio hoje já garantido para alguns poucos enquanto prejudica uma grande maioria dos brasileiros. Basta observar que a maioria dos atuais aposentados e dos pensionistas só recebem um salário mínimo - valor bem abaixo das necessidades de quem já trabalhou uma vida inteira.

Uma reforma previdenciária, nos moldes que estão postos para elevar a idade de quem trabalhar, inviabilizará a concessão da aposentadoria no país. "Ademais, não é verdade, como a CPI da Previdência já mostrou, que a Previdência Social tem um déficit de caixa para justificar qualquer mudança", realça Baroni, secretário-geral da Ataigesp. O novo governo deveria focar na real cobrança dos patrões que sonegam a contribuição obrigatória ao INSS dos seus funcionários, e que ainda se apropriam das contribuições retiradas do salário mensal desses mesmos trabalhadores.

Não bastante todo absurdo, o novo governo ameaça o trabalhador inativo e viúvas(os) com medidas onde pode retirar e limitar vários benefícios da Previdência. "Bolsonaro editou uma Medida Provisória (871) onde não vai só combater as irregularidades em benefícios já postos. Suspenderá sem ter provas concretas de falha, bem como endurecerá as regras da pensão de morte, auxílio reclusão e aposentadoria rural para não as conceder", critica Leonardo Del Roy, presidente da Federação dos Trabalhadores Gráficos na ativa em empresas em todo o Estado de São Paulo (Ftigesp).

Além disso, o governo já estuda uma outra medida para que os gráficos e demais profissionais em auxílio-doença não mais tenha esse tempo em que estão afastados do serviço como válido para contar na aposentadoria.

A Ftigesp se solidariza com o posicionamento da Ataigesp em prol dos aposentados e alerta ao gráfico da ativa que acompanhe com atenção e protestem nas situações que alterem suas condições laborais e direitos. "É necessário ficarmos atentos e não sermos levados por propostas que possam nos atingir. A lei deve ser para todos com os fins dos privilégios em prejuízos dos que contribuem para terem seus direitos", diz Del Roy.


Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.2993 )