Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Pressão sindical e popular evita fechamento de hospital em Guarulhos
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
13 Agosto 2018 - 06:58:03


STIG e mais entidades juntos ao Conselho Municipal de Saúde fizeram um fortíssimo ato na cidade, fazendo a prefeitura recuar do fechamento

Há duas semanas, cerca de mil pessoas ligadas ao movimento sindical e popular tomaram uma praça central de Guarulhos (Getúlio Vargas) e seguiram depois para a secretaria de Finanças da cidade contra o então processo de fechamento do Hospital Municipal de Urgência e também pra exigir o pagamento dos servidores. A iniciativa foi do Conselho de Saúde local, que recebeu o apoio do Sindicato dos Gráficos da região (STIG) como uma das demais entidades sindicais e sociais lá presentes. Com a pressão, já no final do mesmo dia do ato, diante da repercussão inclusive midiática e judicial, visto que o movimento conseguiu até uma liminar para a manutenção do equipamento público, a prefeitura garantiu que o hospital continuará em funcionamento.

A conquista, embora o movimento continuará vigilante, demonstra toda força da população quando unida e mobilizada por uma pauta comum em benefício da sociedade. "O prefeito tem que saber que tem muita luta quando estamos juntos. O Conselho Municipal de Saúde não está sozinho. Estaremos na retaguarda e na linha de frente. Os sindicatos, como o STIG Guarulhos, historicamente nunca se esconderam de suas responsabilidades e não será agora", disse de cima do trio elétrico na então praça Getúlio Vargas, o presidente do Sindicato, Francisco Wirton.

Se não fosse o protagonismo do movimento sindical e popular, cerca de 1,4 milhões de habitantes de Guarulhos e outros milhões das cidades vizinhas estão agora desassistidas do referido Hospital. Contudo, todo o problema em saúde no município e demais locais do estado e do país não estão resolvidos. Pelo contrário, a situação piora significativamente desde a chegada de Temer na Presidência do Brasil e os congressistas aliados aprovarem uma lei para congelar por 20 anos os investimentos em saúde e todas políticas públicas. Tais políticos fizeram isto mesmo nascendo milhões de crianças todo ano, e outros milhões envelhecendo - faixas etárias que mais necessitam do atendimento médico e de saúde.

"Mudar nem sempre é para melhor", lembrou Wirton, ainda em cima do trio elétrico na praça de Guarulhos, fazendo referência aos caos atual na saúde da cidade derivada da troca do prefeito na eleição há dois anos. Todavia, esta análise também pode se encaixar ao Palácio do Planalto, diante da troca abrupta e ilegal da presidente Dilma por Temer, gerando grande caos para todos os brasileiros, como tem sido observado hoje. O presidente do STIG aproveito para lembrar que daqui a dois meses tem eleição, devendo a população saber escolher melhor seus candidatos.

"O próximo presidente, deputados e senadores precisam revogar todas as medidas antipovo e antitrabalhador decidas por Temer e companhia", orienta Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista da classe (Ftigesp), entidade na qual o STIG Guarulhos é filiada. O sindicalista diz que a população precisa votar somente em quem diz que revogará a lei do congelamento de recursos em saúde e outras políticas por 20 anos; que revogará a nova lei do trabalho, que destruiu dezenas de empregos e ampliou o desemprego e subempregos; e que se comprometam em não atacar a Previdência Social para prejudicar futuras aposentadorias.

O fato atual é que hoje está de parabéns o STIG Guarulhos junto a todo o movimento sindical-social presente no protesto do Conselho Municipal de Saúde. "Essas entidades, através de seus dirigentes, deram grande demonstração de resistência e luta em defesa da saúde pública atacada na cidade e em todo o Estado e Brasil com as políticas de Temer e seus políticos-partidos aliados", pontua Leandro Rodrigues, secretário-geral da Ftigesp. Ele defende que tal iniciativa seja exemplo para todos STIGs paulistas e brasileiros, sendo reproduzidas também em suas regiões.


Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.2788 )