Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Evento aposta na interação da mulher gráfica com STIGs Barueri/Osasco e SP
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
02 Maro 2018 - 10:53:00

Nesta sexta-feira (2), após quase duas semanas de inscrição, termina no final do dia o prazo para as profissionais gráficas de Barueri, Osasco e região apresentarem algum documento com foto para validarem a sua participação ao tradicional Encontro Anual das Mulheres da categoria na Colônia de Férias do Sindicato Gráficos (STIG) de SP, em Praia Grande. O evento de conscientização e descontração, promovido entre os STIGs SP e Barueri/Osasco, em menção ao Dia Internacional da Mulher, será realizado na próxima semana, na sexta (9), sábado (10) e domingo (11). As vagas são sempre muito disputadas. Não perca tempo. Nos últimos anos, mais de 200 trabalhadoras participaram. Ônibus levam até o local.

"É sempre um rico momento cujo priorizamos a reunião das profissionais por diversos dias para inclusive tratarmos de temas dos seus interesses, a começar pela preservação e o cumprimento dos seus direitos", explica Álvaro Ferreira, presidente do STIG Barueri/Osasco. Assim, o ciclo de palestras continuarão neste ano. Terão inclusive temáticas sobre a atual conjuntura política do Brasil, que tem levado ao golpe contra os direitos trabalhistas, com prejuízos ainda maiores sobre a parcela feminina, que já sofre no ambiental laboral com preconceitos, adoecimento e assédios.

Nos anos anteriores, a exemplo do último, é certo o apoio da Federação Estadual dos Gráficos (Ftigesp), entidade na qual os STIGs São Paulo e Barueri/Osasco são filiados. Leonardo Del Roy, presidente da entidade estadual que costuma participar do evento como palestrante, aproveita para realçar anualmente no local e ao longo do ano inteiro que a relação próxima entre os STIGs e as trabalhadores é indispensável para evitar a sonegações de direitos, bem como proteger a saúde de todas. E agora é vital para barrar a precarização posta na reforma trabalhista de Temer.

Assim, o experiente sindicalista parabeniza os STIGs por manterem o tradicional evento das trabalhadoras gráficas, apesar das dificuldades impostas inclusive às estruturas dos sindicatos por conta da nova lei. O espaço oportuniza estreitar a relação entre as profissionais e o sindicato, mas é preciso que esta aproximação aconteça ao longo do ano inteiro, inclusive com a ampliação da sindicalização delas que ainda é baixa.

"Enquanto a relação entre as trabalhadores e os STIGs não for bastante próxima, e vice-versa, a situação potencializará a fragilidade na proteção dos direitos dessas mulheres gráficas dentro do ambiente laboral", alerta Del Roy, convidando todas elas para se sindicalizarem e participarem de forma bem mais ativa da vida sindical, assim como já fazem nos demais setores. A pauta sindical demanda lutas comuns de homens e mulheres.




Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.2603 )