Item de NotíciaFTIGESP NEWS // 100% sindicalizados, gráficos da Máxima Cadernos veem regularização dos direitos
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
19 Fevereiro 2018 - 08:55:55


Após a plena adesão dos 250 gráficos da Máxima Cadernos, situada em Itapetininga, junto ao Sindicato da classe (STIG Sorocaba), filiando-se à entidade, tem sido sanada irregularidades, algumas que duravam anos. A demonstração de unidade e organização deles, que elegeram até uma trabalhadora do local na condição de dirigente sindical, Marília Graciela, deram condições necessárias para o STIG, presidido por João Ferreira, ter força suficiente para exigir da empresa a correção de irregularidades, a exemplo da regularização do pagamento das férias na conta bancária do empregado, bem como a quitação do salário mensal até o dia 5, e o pagamento das horas-extras no trabalho realizado aos domingos. Além disso, houve avanços sobre a regularização do FGTS de todos, direito este que não vinha sendo depositado na conta do funcionário há anos.

"Com 100% dos 250 gráficos da empresa sindicalizados e fechados com o STIG em defesa do cumprimento de seus direitos, foram necessárias duas reuniões na unidade do Ministério do Trabalho em Itapetininga", diz Ezequias Silva, diretor sindical que participou das tratativas em ambos os encontros. A primeira foi realizada no mês de novembro e a segunda na última semana. Ele lembra que na 1ª foi colocado o problema do não pagamento das férias na conta dos gráficos. Daí por diante, não houve mais denúncias sobre a falha, tendo a Máxima cumprido o exigido pelo STIG. Antes dessa reunião, várias foram as movimentações do STIG, cobrando esta e outras irregularidades no local, hoje já resolvidas, como pagar os salários até o dia 5, como conta na convenção da categoria, e ainda o pagamento da hora-extra (100%) no serviço feito aos domingos.

Mas, revela o dirigente, o problema do FGTS pendente continuava. Foi por isso que se fez outra reunião recente no Ministério do Trabalho. "De forma enérgica, como tem acontecido ao longo de 2017 para sanar uma série de irregularidades no local, foi cobrado o cumprimento da lei", fala o dirigente. Ele conta que os representantes da empresa apresentaram um contrato de financiamento junto à Caixa Econômica de modo a poder viabilizar o pagamento, em breve, do FGTS em atraso de todos gráficos em atividade na empresa, alguns com até quatro anos pendentes. Já o pagamento de quem é demitido, a empresa garantiu pagar de imediato.

"Como sempre falamos, um Sindicato forte e atuante bate de frente com as empresas que não respeitam os trabalhadores e traz conquistas para a categoria!", afirmou o presidente do STIG. Para Ferreira o gráfico deve entrar em contato com o sindicado caso a sua empresa esteja irregular com algum direito. A direção do STIG aproveita para parabenizar o perfil e participação dos gráficos da Máxima Cadernos por se manter juntos entre si e com o sindicato na intenção de garantir todos os seus direitos.

A Federação Paulista dos Gráficos, entidade na qual o STIG Sorocaba é filiado, parabeniza os sindicalistas pelo discernimento e atuação na sua base, junto dos gráficos, mostrando que, de fato, representa a categoria, a qual fortalece a entidade de classe, com sindicalização e participação. "Não resta outro caminho para a classe trabalhadora e aos sindicatos: ou fortalecem estas questões, ou só o patrão tem a ganhar", diz Leandro Rodrigues, secretário-geral da Ftigesp. Associe-se no STIG Sorocaba.

Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp, lembra inclusive que quando o STIG assume a luta pela manutenção dos direitos dos trabalhadores da sua base, a exemplo do caso da Máxima, os empregados reconhecem a participação do Sindicato, sindicalizando-se e fortalecendo sua entidade de classe para garantir a luta constante. E, segundo congratula Del Roy, foi exatamente isto o que ocorreu com os gráficos da Máxima Cadernos.


Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.2584 )