Item de NotíciaFTIGESP NEWS // Unidade gráfica evita retrocessos diante das crises do ano de 2016
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
23 Dezembro 2016 - 10:42:00


É necessário ter a esperança em dias melhores e manter a luta em 2017

Um balanço de ações da Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), em favor da classe através do suporte aos Sindicatos da categoria (STIGs), desenvolvidas em 2016, demonstra que a unidade foi indispensável para evitar retrocessos socioeconômicos aos gráficos diante da crise político-econômico do Brasil e da ofensiva patronal contra direitos e recuperação salarial. Todos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho continuam. Houve a recomposição salarial da grande maioria da categoria, exceto dos gráficos dos jornais e revistas, que ficou um pouco abaixo, mas teve a remuneração indireta com a garantia de direitos como a PLR e o Vale-alimentação - com valores superiores aos pagos nas indústrias gráficas.

Outras ações em 2016 foram fundamentais para a proteção da classe. É preciso ter a esperança em dias melhores e manter forte a luta em 2017, que, por exemplo, carece do enquadramento das gráficas rápidas, além do crescimento econômico para o gráfico voltar a seu posto de trabalho, bem como retomar os patamares salariais anteriores à crise econômica. "Este ano, houve altíssima rotatividade no nosso setor, reduzindo a folha de pagamento das empresas às custas da redução da faixa salarial e do emprego dos gráficos", fala Álvaro Ferreira, secretário de Comunicação da Ftigesp. O dirigente deseja para estes gráficos que em 2017, o ano seja melhor, a fim de poderem regressar à categoria e os salários voltem a melhores patamares, na esperança da classe continuar forte e unida.

Neste viés, uma das ações prioritárias da Ftigesp para 2017 será buscar valorizar enquanto gráfico os cerca de 30 mil trabalhadores das gráficas rápidas no Estado, onde a maioria não está enquadrada sindicalmente como gráfica. "Com a nova direção do sindicato patronal dos gráficos do Estado, estamos iniciando algumas gestões no sentido de poder atuar conjuntamente para ter êxito nesta questão", adianta Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp com grande esperança nesta frente de trabalho.

O dirigente destaca ainda outras ações realizadas em 2016. Dentre elas, Del Roy ressalta o trabalho voltado ao enquadramento sindical de vários tipos de empresas, a exemplo das de embalagens flexíveis. Tem havido uma sistemática ação para garantir a atualização das cartas sindicais dos STIGs, por meio da assessoria jurídica no Ministério do Trabalho em Brasília, elevando assim as possibilidade para fazer tal enquadramento. Outro destaque foi a comunicação sindical da Ftigesp este ano. A ação, que tem reduzido a distância física do sindicalistas junto à base através das notícias diárias referente as ações sindicais, publicadas no site/face, foi inclusive reconhecida durante um evento internacional na Colômbia.

"Conseguimos manter nossa unidade e atuação nesta difícil conjuntura e sem retroceder, condição avançada em tempos de crise. Precisamos ter esperança em dias melhores, mas sem omissões. Devemos, cada um dos STIGs, ficar mais próximo dos trabalhadores, porque, do contrário, o gráfico ficará ainda mais vulnerável ao patrão e à crise", orienta Del Roy e Ferreira, desejando em nome da Ftigesp um feliz Natal para toda a categoria e muita paz e positividade para que todos possamos ter dias melhores em 2017, que precisa de políticos comprometidos com o povo.





Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.2053 )