Item de NotíciaFTIGESP NEWS // FTIGESP alerta STIGs sobre empresas que devem ser do setor gráfico
(Categoria: Geral)
Postado por FTIGESP
24 Junho 2016 - 00:59:00

 

Embora há empresas no Estado que negam o enquadramento sindical na condição de gráficas, a atividade que eles desenvolvem são do setor e devem assim ser consideradas. A Classificação Nacional da Atividade Econômica (CNAE) e a Convenção Coletiva de Trabalho dos gráficos (CCT) deixam evidente as atividades gráficas, bem como a relação de atividades do setor e suas etapas e sistemas de impressão correlatas, além de todos segmentos da atividades e dos produtos ligados ao ramo. A Federação dos Trabalhadores da categoria orienta aos sindicatos da classe (STIGs) espalhados pelo Estado para solicitar o enquadramento sindical adequado. A ação evitará que os trabalhadores continuam e ter menores salários e direitos se comparados as regras do setor que estão.

A consultoria especializado da FTIGESP no tema descreve os critérios que identificam o devido enquadramento sindical no segmento gráfico. "É preciso atentar preponderantemente as atividades enquadradas que são atribuídas ao setor, com base na posição do Ministério do Trabalho, com respaldo na CCT assinado pelos órgãos laborais e empresariais do ramo gráfico no Estado", diz Leonardo Del Roy, presidente da FTIGESP.

O dirigente chama a atenção para a questão do sistemas relacionadas à segunda etapa produtiva do setor gráfico, mas conhecido como a área da impressão. Ele conta que existem vários sistema reconhecidos como gráficos e não podem ser desconsiderados. "Além disso, o sindicalista deve observar ainda os segmentos da atividades e dos produtos ligados ao ramo", pontua a consultoria da FTIGESP especializada no assunto, que descreve abaixo cada um dos pontos na hora de saber se a indústria em questão deve ser ou não enquadrada como uma gráfica.

Segmentos da atividade gráfica
São aquelas de setores de Cadernos; Editorial; Embalagens Impressas; Envelopes e Artigos para Correspondência; Etiquetas Adesivas; Etiquetas e Rótulos Impressos; Impressos Fiscais, Formulários Contínuos; Impressos de Segurança; Impressos Promocionais (Comerciais e Transacionais) e Cartões Impressos sobre qualquer substrato, inclusive cartões bancários; Pré-impressão, inclusive clicheria e gravação de cilindros de rotogravura, encavografia para relevo; Pós-impressão (acabamento); Carimbo; Impressão Digital em todas as suas tecnologias, inclusive de dados variáveis e Grandes Formatos.







Esta notícia é de
( http://www.ftigesp.org.br/news.php?extend.1786 )