Jul 19

Bolsonaro defende validade maior da CNH sem considerar problemas de saúde de quem dirige e redução de até 40% da impressão do documento

A ampliação da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para 10 anos, como propõe Bolsonaro, o mesmo que retirou a obrigatoriedade da criança usar cadeirinha no carro para a proteção, só parece benéfica. Porém, se analisar as consequências para a segurança dos condutores, passageiros e a todos no trânsito, coisa que este governo não se importa, os prejuízos são enormes. Isto porque teremos motoristas sem os devidos exames nos períodos estabelecidos por critérios médicos de acordo com a idade do condutor. Logo, terá mais pessoas com possíveis problemas no volante. Sem falar na redução dos postos de trabalho dos profissionais de saúde que atuam nesta área. Bolsonaro também não avaliou o impacto da ampliação do prazo maior da CNH sobre a economia de forma em geral. O prejuízo recairá inclusive sobre a indústria gráfica e o emprego dos seus trabalhadores.

Um estudo preliminar do grupo econômico Valid, empresa do segmento gráfico de Impressão de Segurança, e líder nacional na produção de CNH, apresenta uma redução de 30% a 40% da produção da gráfica se ampliar o prazo desse documento para 10 anos. Os números foram repassados para o presidente da Federação Paulista dos Gráficos, Leonardo Del Roy, pelo então presidente do Sindicato dos Gráficos do ABC, Isaías Karrara. A queda acentuada deriva do menor número de CNH a serem impressas, só porque Bolsonaro pretende dobrar o atual prazo de validade da carta.

"A medida tem um apelo popular enorme. Mas esse populismo do governo mantará muitas pessoas em acidentes de trânsito pela falta dos exames médicos dos motoristas nos períodos adequados. Mas também mantará e fragilizará a vida de muitos trabalhadores gráficos que perderão os seus empregos com impressão da CNH e serviços gráficos correspondentes", repudia Del Roy. No estado de São Paulo, por exemplo, o prejuízo sobre a categoria será elevado. Os gráficos da Valid atuam em todos os Poupas Tempos e em cada unidade do Detran nas cidades do território paulista.

As consequências não recairão somente sobre os gráficos de São Paulo. A Valid, por exemplo, está presente em mais 10 estados do Brasil, sem mencionar outras gráficas que também atuam com a impressão da CNH. "A Valid está presente em SP e nos estados do Rio de Janeiro, Pará, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Maranhão", diz Leandro Rodrigues, antigo secretário-geral da Ftigesp.

written by FTIGESP