Jul 15

Francisco Campelo substituirá Isaías Karrara na presidência da entidade

No começo do mês, os gráficos do Grande ABCD paulista foram as urnas escolher a nova direção do Sindicato da categoria (STIG). A eleição, que foi realizada nos últimos dias 3 e 4, contou com uma grande participação dos trabalhadores sindicados da entidade. O processo se deu por chapa única, encabeçada por Francisco Campelo com apoio do então presidente do sindicato, Isaías Karrara, que será o novo tesoureiro no novo mandato. A chapa foi eleita e teve 96% de aprovação dos participantes no processo.

Diferente das eleições anteriores onde houve votos nulos, dessa vez nada disso, mesmo com uma participação maciça de trabalhadores. "A classe atendeu o nosso chamado de ir urnas em defesa da unidade dos gráficos e continuidade da luta para não sucumbir diante do desejo e poder do governo e do capital", pontuou Karrara no dia seguinte à eleição durante a apuração e anúncio do resultado do processo, na sede do Sindicato.

Para todos integrantes da chapa União e Continuidade na Luta, grandes desafios serão enfrentados após o processo eleitoral e posso da diretoria à frente do STIG. Dente eles, a luta para tentar brecar a retirada do direito à aposentadoria dos trabalhadores com a reforma da Previdência, está já aprovada no 1º turno na Câmara Federal e que voltará a ser apreciada no mês de agosto, seguindo depois para votação no Senado. Mas também um intenso combate para a manutenção dos direitos trabalhistas e conquistas históricas da classe. E ainda a luta pela garantia das políticas públicas em Educação, Saúde e todos outras, bem como a defesa pela volta do emprego e renda através do desenvolvimento socioeconômico.

A chapa eleita majoritariamente pela categoria no berço do movimento sindical brasileiro, manteve a maioria dos antigos dirigentes do STIG ABC. Apesar disso, teve uma renovação considerável de 25% de seus quadros. Além de Francisco (da gráfica EFD) e Karrara, a diretoria eleita conta com Vladimir Fernandes (Gráfica Sta Maria), Marcos Passos (Gráfica Macron), Gilmar de Deus (Valid), Guilherme Cruz (Bemis), João Costa (Nipel), Luiz Campos (Ycar/Lusoart), Edson Gomes (Geográfica), Anderson Batista (gráfica Macron) e com José Farias da Silva (gráfica Thomas Greg Sons).

A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), órgão que o STIG e filiado desde a sua fundação, parabeniza a nova direção da entidade sindical e ao novo presidente. Leonardo Del Roy, líder da Ftigesp, aproveita para repudiar o ataque de 379 deputados federais à aposentadoria da classe trabalhadora através da aprovação da reforma previdenciária. "Não só a reforma, mas uma gama de ações com o apoio do Congresso Nacional que tem apostado na retirada de mais direitos trabalhistas e sindicais no Brasil", destaca. Portanto, realça o dirigente, o único caminho que resta é continuar fazendo a luta contra o fim dos direitos dos trabalhadores e contra o enfraquecimento dos sindicatos que fazem esse enfrentamento.

written by FTIGESP