Fev 13

Sindicato confirmou informação com a direção da empresa em Sorocaba

Em poucas semanas, depois do jornal A Tribuna de Santos fechar o seu parque gráfico e demitir todos os trabalhadores do setor, mais um jornal paulista decidiu seguir a mesma direção. Dessa vez foi o jornal Ipanema de Sorocaba. Diferente do A Tribuna que manterá sua versão impressa, terceirizando a produção na gráfica do Estadão, o jornal sorocabano não terá mais a sua edição em papel, segundo informações iniciais apuradas pelo Sindicato dos Gráficos (STIG) na região. Restará sua versão digital.

Com isso, todos os gráficos devem ser demitidos. A previsão inicial dada pela direção do Ipanema ao STIG é de que os desligamentos já podem ocorrer neste mês. No mesmo período deve encerrar a versão impressa do jornal. "Hoje existem 12 gráficos ativos no local. Nossa preocupação é com eles. O pagamento de seus direitos é uma dessas preocupações", conta João Ferreira, presidente do Sindicato da categoria nesta região.

João e o advogado do STIG, Dr. Silvio, já entraram em contato com a direção da empresa para tratar da situação. "Lamentamos esse desfecho para o jornal Ipanema impresso, mas, neste momento, faremos a nossa parte que é a busca pela garantia da quitação de todas as verbas rescisórias, FGTS e demais direitos pertencentes aos trabalhadores", diz.

O sindicato aguarda que uma reunião com a direção da empresa ocorra nos próximos dias para que tudo seja esclarecido e devidamente pago.

No caso do jornal A Tribuna de Santos, o STIG daquela região conferiu inclusive os termos de rescisão contratual dos gráficos demitidos. Todas as verbas rescisórias contidas nos termos foram pagas. No entanto, uma controvérsia foi verificada em relação ao acúmulo de função e diferença salarial de alguns trabalhadores. O sindicato já estuda judicializar o caso.

written by FTIGESP