Nov 23

Sindicato tem tradição de luta, mas será preciso redobrar a atuação junto dos gráficos nas 300 empresas para enfrentar desafios do novo período

Na última sexta-feira (9), após dois dias de eleição junto aos gráficos nas empresas da região, a classe elegeu o gráfico Joaquim Oliveira pra voltar à presidência do Sindicato (STIG) da categoria em Barueri e Osasco. O sindicalista, que ocupou o mesmo cargo de 2006 a 2014, retorna ao posto em substituição do atual presidente Álvaro Ferreira, que será o secretário do órgão, ao lado de Aulerino Silva (vice-presidente), Cleberson Machado (2º secretário), João Lopes (tesoureiro), Eliane Campos (tes. Adjunta), Lourenço da Silva (diretor social) e mais 13 dirigentes novos e antigos que estarão todos responsáveis para defender a classe. O novo mandato, que terá duração até 2024, só começará no próximo ano a partir de 1º de maio.

Barueri e Osasco é uma das regiões paulistas onde mais cresceu o setor gráfico. Há cerca de 300 empresas e aproximadamente 12 mil gráficos. A região com maior número de trabalhadores da categoria depois da capital do estado. Além disso, tem uma característica diferenciada do segmento gráfico nas demais regiões do estado e do Brasil. Ao invés de concentrar um grande número de micro e pequenas empresas com até 10 gráficos, cerca de 57% das empresas em Barueri, Osasco e entorno são grandes. Há quase uma dezena de gráficas com mais de mil trabalhadores cada.

Esta realidade já é bastante conhecida de Joaquim, Álvaro e toda direção sindical. "O STIG tem toda tradição de luta, mas frente os desafios contra a classe trabalhadora em razão da reforma trabalhista do governo Temer e retrocesso maior com o novo governo eleito, que anuncia mais ataques, o sindicato precisará redobrar sua postura e atuação junto da categoria", diz Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista da classe, órgão do qual o STIG Barueri e filiados. Del Roy aproveitou para parabenizar a nova direção do sindicato eleição e Joaquim pela retomada à presidência.

Joaquim, que inclusive quando foi presidente liderou um grande processo de luta e conquistas para os trabalhadores, revertendo terceirizações nas empresas e reduzindo a jornada de trabalho da maioria da classe através de Acordos Coletivos de Trabalho por gráficas, tem conhecimento e clareza de que não resta outro caminho para o sindicalismo senão a intensificação da ação de base junto com os gráficos nas empresa em prol dos direitos.

"O foco de nossa ação sindical será trabalho de base, presença com os gráficos nas empresas. Apostaremos no trabalho de conscientização e sindicalização dos trabalhadores", adiantou Joaquim. Para Del Roy, um dos incentivadores/fundadores do STIG Barueri, o futuro do sindicalismo dependerá justamente dessa retomada redobrada junto à base da classe. Desse modo, o STIG está no caminho certo para superação dos desafios. Contudo, adianta que será preciso muita unidade e responsabilidade dos antigos e novos sindicalistas e da classe pra enfrentarem o novo período. Del Roy também espera contar com o sindicato para dar sustentação à Ftigesp nas negociações coletivas anuais com o patronal nas campanhas em defesa do emprego, salários, direitos e condições laborais da classe.

Nova direção do STIG

A nova direção do STIG Barueri/Osasco também é composta por Carlos Freitas, Renata Bueno, Marcel Silva, Marcos de Santana, Anderson de Melo, Cláudio da Silva e Valdenor Souza, todos na suplência da direção. E ainda Luiz de Souza, Jorge Nascimento e José da Silva no Conselho Fiscal, tendo como suplentes Bruno da Silva, Jamiro de Almeida e Marcos dos Santos. Todos eleitos durante o pleito da categoria na última semana.

written by FTIGESP