Out 17

Os gráficos de todas as seis unidades dos Poupa Tempo situadas no Vale do Paraíba e demais cidades da região onde há Ciretrans (órgão ligado ao Detran-SP e responsável pela emissão das Carteiras de Motoristas) já têm garantido um bônus financeiro (PLR) no começo do próximo ano. A negociação acaba de ser firmada pelo sindicato da classe (STIG Taubaté) com o grupo de trabalhadores da empresa terceirizada responsável (Valid). Com isso, em março de 2019, todos os funcionários da Valid na região receberão um salário nominal adicional, além do salário do referido mês.

O benefício abrange todos os funcionários da Valid nos Poupa Tempo de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, S. José do Campos e Caraguatatuba, bem como nos Ciretrans em todas as cidades da região. A negociação foi intermediada diretamente pelo presidente do STIG local, Sandro Ramos. O acordo da PLR para os trabalhadores da Valid é uma negociação estadual, intermediada pela Federação Estadual da categoria (Ftigesp). Para o presidente da entidade paulista, Leonardo Del Roy, este é um importante benefício financeiro garantido pelo movimento sindical para o conjunto dos empregados desta empresa, que tem crescido muito.

O bônus financeiro desses funcionários é superior ao dos gráficos das demais empresas do ramo, uma vez que eles recebem um adicional de um salário normativo, enquanto o maior valor da PLR nas gráficas não chega a mil reais. "Apesar do avanço significativo em prol dos gráficos da Valid, eles ainda não entenderam a relevância do sindicato para garantia deste importante direito", desabafa Sandro. Segundo o dirigente, ainda não há nenhum gráfico da Valid na região sindicalizado ao STIG Taubaté.

Além disso, Sandro conta que cerca de 50 trabalhadores desta empresa, não se sabe ainda se estimulados pela própria Valid, optaram por realizar a oposição à contribuição financeira para fortalecer o STIG para manter a defesa da PLR e do conjunto de direitos convencionados da classe, como o piso salarial, que é superior ao salário mínimo nacional. O sindicalista chama atenção dos empregados para que reconheçam a entidade para que o atual bônus financeiro e as demais condições favoráveis continuem.

Del Roy aproveita o contexto para alertar os outros STIGs do estado onde existem Poupa Tempo e Ciretrans a acompanhar inclusive o processo das metas de produtividade e outros critérios onde definem a PLR da Valid. Porém, segundo ele, conforme o acordo estadual, o menor valor pago não pode ser menor ao posto pela Convenção Coletiva de Trabalho da classe. Apesar disso, conforme negociações neste ano, a Valid se comprometeu em abrir para os sindicalistas de cada região as tratativas sobre as metas que estabelecem os padrões para configuração dos valores deste bônus. A Ftigesp recomenda ainda aos demais STIGs do estado a abrirem as negociações diretamente com a Valid junto às comissões de empregados. A iniciativa é necessária para que seja possível estabelecer um entendimento para a renovação do acordo coletivo, assim como acaba de fazer o STIG Taubaté e região.

written by FTIGESP