Ago 08

Trabalhadores autorizaram o sindicato a negociar renovação dos direitos da convenção e o reajuste salarial somente para gráficos sindicalizados

A decisão de incluir só aos sindicalizados os benefícios da negociação coletiva em curso entre os patrões e o Sindicato dos Trabalhadores Gráficos (STIG) de Santos e mais oito cidades da região foi tomada pela própria categoria presente na assembleia no sindicato há poucos dias. Essa é a primeira vez que a classe toma esse tipo de deliberação em decorrência dos efeitos negativos da nova lei do trabalho. Com isso, a pauta de reivindicação aprovada também na assembleia e encaminhada à negociação com o sindicato patronal só beneficiará, caso aprovada, os trabalhadores que se sindicalizarem durante esta campanha salarial.

A atual convenção perde a validade no final deste mês, um vez que a data-base dos gráficos da Baixada Santista é em 1º de setembro. Assim, todos cláusulas sociais e econômicas deixam de ser obrigatórias. Só a negociação coletiva realizada pelo STIG pode evitar este prejuízo, mas dependerá da participação da categoria nesta difícil campanha salarial. Logo, a fim de garantir que mais trabalhadores sejam beneficiários desta negociação coletiva, o STIG começou uma campanha de sindicalização, pois, conforme a assembleia, somente os sócios serão contemplados.

"Nossa meta é percorrer todas as empresas da região, explicando todos os novos prejuízos dos trabalhadores de não se sindicalizarem, como não ter mais os nossos direitos convencionados negociados agora pelo STIG", explica Jorge Caetano, secretário-geral do Sindicato. O reajuste salarial também é definido através desta negociação. O dirigente fala que as visitas serão realizadas até o final do mês, antes da data-base.

Para Sueli Reis, presidente do STIG Santos, esta será a oportunidade de todos trabalhadores da categoria se sindicalizarem para garantirem consequentemente os direitos coletivos e o reajuste salarial para todos. "Justos, somos mais fortes. E essa é nossa única solução para o nosso enfrentamento contra absurdos postos na nova lei do trabalho", avalia. Além das gráficas da cidade de Santos, o Sindicato também visitará os funcionários de todas empresas nas cidades de São Vicente, Bertioga, Guarulhos, Cubatão, Praia Grande, Monguagá, Itanhaém e Peruíbe.

written by FTIGESP