Ago 03

Associação cresceu e já mantêm o funcionamento do órgão. O Sindicato dos Gráficos (STIG) de Presidente Prudente pesquisou com a classe no local de trabalho os meios de aproximação dos gráficos junto à entidade.

Apesar da importância dos sindicatos nas negociações coletivas em favor dos trabalhadores e do fortalecimento da entidade sindical para a defesa desses direitos, a nova lei do trabalho de Temer associada com a uma midiatização negativa sobre os sindicatos têm levado a classe trabalhadora a uma postura suicida quando se afasta do seu sindicato. A fim de evitar este mal e verificando que grande parcela da categoria dos gráficos em Presidente Prudente não se estimulava para se filiar, como é comum nas demais regiões do estado e do Brasil, o STIG decidiu criar novas estratégias de sindicalização depois de ouvir a base no trabalho dela. A ação surtiu efeito. Embora com limitações, a diretora sindical já entende que agora é possível manter a entidade diante dos associados.

O STIG chegou a uma quantidade de quase 20% de filiados em relação ao número total de trabalhadores na base. Em Presidente Prudente e região, existem cerca de mil gráficos em 52 empresas, sendo 90% delas de pequeno porte ou familiar. A maior gráfica na localidade é a Spel do ramo de embalagem impressa. Na Spel há inclusive o gráfico Moisés de Brito, que também é sindicalista e bastante atuante nesta campanha de sindicalização permanente que começou em meados de 2016. Outros dirigentes que se destacam nesta tarefa é Carlos Bergamashi (Gráfica Impress) e Pollyana Soares (Gráfica Cipola). "Eles são responsáveis por 65% dos novos associados", conta Luis Nogueira, presidente do STIG.

"Embora começamos antes, a nova estratégia de sindicalização tornou-se crucial para a manutenção e sobrevivência do STIG depois do fim da contribuição sindical posta pela nova lei do trabalho de Temer", revela Nogueira. E, segundo ele, a ação tem surtido efeito positivo, embora o trabalho é permanente e sistemático, sobretudo diante da rotatividade dos empregos, ainda maior sobre as operárias do setor de Acabamento, que são a maioria das sindicalizadas. O dirigente credita a positividade da campanha de sócios porque identificou na classe o que os gráficos tinham como objeto de desejo e assim definiu a estratégia de trabalho.

De quatro em quatro meses, o STIG promove assembleias regulares. Na ocasião, são realizados sorteios entre os associados da campanha Sindicalização e Inclusão Digital. "A campanha consiste em premiações voltadas à área tecnológica e de lazer para devolver à categoria parte de sua contribuição", diz Nogueira. São sempre sorteadas uma Smart TV 40", dois notebooks ou netbooks, três tablets, 30 recargas de celular (no valor máximo de R$ 60) e dois brindes surpresas (voltado ao lazer).

Ainda foi criada a figura do Agente Sindicalizador, sendo o trabalhador já associado responsável por convencer demais gráficos para se filiarem. Se ele conseguir, aumenta as suas chances no sorteio das premiações, pois passa a concorrer como associado e como agente sindicalizador.
Outra estratégica que tem surtido efeito ocorre durante a entrega desses prêmios. "Ela é feita no ambiente coletivo das empresas nos horário de almoço ou no intervalo. A ação tem incentivado os demais trabalhadores do local para que ingressem no quadro associativo", conta Nogueira. A ficha de sindicalização também foi simplificada para facilitar o processo.

O STIG avalia que tem obtido uma resposta significativa com relação ao resultado que esperava. Nogueira revela que a campanha atingiu até os trabalhadores de empresas onde havia muita resistência a presença do sindicato. Ele conta que o investimento na campanha é razoável, mas os resultados valem à pena. Ainda assim, as premiações e as estratégias da atual campanha de sindicalização estão sempre em discussão para aprimoramento e ajustes às novas realidades e demandas da categoria.

A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), entidade na qual o STIG Presidente Prudente está filiada, realça e parabeniza este trabalho de sindicalização realizado na região. "Aproveitamos para conclama todos os trabalhadores gráficos para fortalecer seu sindicato de várias formas, principalmente no processo de sindicalização, para que a entidade da categoria possa continuar na ativa e por consequência possa junto ao segmento patronal garantir e avançar nos direitos já conquistados pela convenção coletiva", comenta Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp.

written by FTIGESP