Mai 09

Os diretores eleitos ficarão à frente do STIG Taubaté até o ano de 2023

Nesta quinta-feira (10), o destino dos gráficos de Taubaté e de mais 38 cidades que englobam todo o Vale do Paraíba/SP estarão nas mãos dos empregados já sindicalizados. Participarão da eleição para definição da nova direção do Sindicato da classe (STIG) pelos próximos cinco anos. O experiente sindicalista Sandro Ramos, gráfico na região desde 1986 e há 20 anos dentro do STIG, colocou seu nome à disposição da categoria para presidir o órgão, mesmo consciente de que com a atrasada nova lei do trabalho enfrentará um período mais difícil para o movimento sindical e para a garantia de direitos, condições laborais, emprego e salário da classe trabalhadora.

"Não sabemos ainda como faremos isso, mas vamos enfrentar. O STIG precisará se reinventar para poder continuar ajudando os gráficos, pois a nova lei ataca direitos trabalhistas e sobretudo as entidades da classe obreira, com a meta de inviabilizar a necessária defesa do trabalhador. Todavia, esse desafio é nosso e vamos encampar esta luta junto com outros gráficos que também colocaram os seus nomes para a direção sindical", conta Sandro. Os trabalhadores aptos para a votação, ou seja, aqueles que são sócios, terão três locais para participarem da votação: a sede do STIG em Taubaté, a Editora Santuário em Aparecida e haverá também uma urna móvel que percorrerá diversas empresas na região.

Sandro colocou seu nome para concorrer à vaga de presidente do STIG pela primeira vez. Ele mostrou seu compromisso com a classe, mesmo neste difícil momento. Igual perfil é verificado nos gráficos Valdeir Reis, Carlos de Moura, Ivana Moreira, Benedito Pereira. Colocaram-se para assumir a tarefa de estar à frente da entidade até 2023. A chapa conta ainda com Demerson Santos, Willian da Cunha, José Irineu Siqueira, Márcia Araújo e Rodrigo Dominonni, como suplentes da Executiva. Além deles, Mauri de Souza, Mauricy de Sousa, Jorge Augusto, Carlos Silva, Celso Ferreira e José de Sousa assumirão o Conselho Fiscal do órgão.

Antes mesmo da votação, caso eleita, a nova direção já enfrenta várias dificuldades. A quantia de dirigentes na executiva teve de reduzir devido o fechamento da empresa Morpho em Taubaté. "Tivemos dois membros a menos. E três novas trabalhadoras deixaram de entrar na chapa", lamenta Sandro. A quantidade de sindicalizados, única condição para ajudar a enfrentar o difícil momento, também tem sérias problemas. Caiu mais de 50% da última eleição sindical para a deste ano, mesmo com o STIG conquistando ganhos para gráficos da Editora Santuário e Morpho.

Sandro e a sua diretoria conta com todo o apoio da Federação Estadual dos Gráficos (Ftigesp). "Conheço o STIG Taubaté faz bastante tempo sempre na luta em defesa da classe e assim acredito que continuará", diz Leandro Rodrigues, atual secretário geral da Federação e presidente do STIG Jundiaí. Ele relembra que em 2010, por exemplo participei da greve na WBS em Pindamonhangaba; e anos depois, na histórica greve na Morpho, ambas em defesa da manutenção e até avanço de direitos.

Para Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp, o STIG Taubaté estar nas melhores mãos. "Sandro assumirá a presidência da entidade pela 1ª vez, mesmo neste momento adverso. Acompanhamos há décadas o seu trabalho incansável, enfrentando muitas situações e negociações locais com um saldo muito positivo para os trabalhadores. E, agora, ele não se escondeu dessa tarefa, mostrando caráter e a sua predisposição de luta em prol da classe. Esperamos também que todos os gráficos do Vale do Paraíba também participem da luta. E inicia com a sindicalização", fala.

"Sabemos que não houve avanços nos últimos três anos, resultado este do golpe do governo Temer e da crise econômica, mas, com a nova lei trabalhista, apenas a unidade da classe será capaz de resistir a retirada de direitos. Associem-se", convoca a direção do STIG Taubaté e região.

written by FTIGESP