Ago 23

Na última semana, os dirigentes do Sindicato dos Gráficos de Taubaté e região (STIG) foram até as maiores gráficas de Taubaté, Aparecida, São José dos Campos e Pindamonhangaba, que possuem 900 empregados.Os funcionários nas menores gráficas também foram visitados. Em todos locais, os trabalhadores foram convocados para assembleia geral da campanha salarial 2017/18. Apesar do desinteresse de vários, como visto todos anos, foi alertado que o cenário de apatia precisa mudar. Foi dito que é preciso ter ampla participação, ou haverá perdas de direitos diante da aprovação da reforma trabalhista - lei que entra em vigor já no dia 13 de novembro e que deixa o patrão baixar direitos hoje existentes.

Os efeitos da reforma trabalhista já entram em vigor 13 dias após a data base da categoria, que é em 1º de novembro. "Com isso, precisamos participar, como nunca antes, desta campanha salarial - período que se reivindica dos patrões o reajuste salarial e a manutenção dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho da classe, como cesta básica e PLR", alertava o diretor do STIG Taubaté, Sandro Ramos, pelas empresas por onde passou na ultima semana. O dirigente lembrou que estes e os outros 84 direitos contidos na convenção estão ameaçados, inclusive os índices da hora-extra e adicional noturno, que são maiores que a CLT. A hora-extra na convenção coletiva é de 65% e 100% e na CLT só 50%.

O sindicalista alertou ainda que essas conquistas e os reajuste salariais só existem através da atuação dos STIGs desde o primeiro sindicato em 1923, quando realizaram grande greve que deu origem a 1ª convenção da categoria e nasceu o dia nacional dos gráficos (7 de fevereiro). Mas, com a reforma trabalhista, se não houver unidade e reação da classe, os sindicatos pouco poderão fazer para continuar defendendo tal direitos. As maiores gráficas visitadas foram: Morpho e Mecaplast (em Taubaté), Santuário (Aparecida), Tamoio (São José) Allparts ((Pindamonhangaba).

"A lei agora é outra. Mudou em favor do patrão e contra o trabalhador. Assim, ou o trabalhador vem lutar com a gente, ou perderá o que já conquistamos", alertou Del Roy, presidente da Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), entidade que o STIG Taubaté faz parte com todos os outros do Estado. Os patrões já têm tal lei e vão tentar aplicar os seus efeitos negativos contra os empregados dentro das suas empresas. Mas só haverá retrocesso, se os gráficos não participarem desta campanha salarial. Portanto, é preciso resistir para avançar - slogan da campanha.

Até a conclusão da reportagem não tivemos notícias da assembleia, que foi realizada no último domingo (20), no município de Potim, no Espaço Araçuai. Outra matéria será produzida e divulgada em breve para todos.

written by FTIGESP