Mai 29

A cada dia que avança as novas tecnologias no setor gráfico, aumenta a necessidade da qualificação dos profissionais, bem como os desafios da proteção dos trabalhadores por parte do sindicato da categoria (STIG). A fim de garantir a representação legal e a defesa da categoria em geral, o STIG Sorocaba e Região acaba de consolidar a nova carta sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento, que costuma ser usado pelo Poder Judiciário como prova em ação de enquadramento sindical, regulariza a representação gráfica, levando em consideração a abrangência e evolução tecnológica do ramo, a exemplo dos segmentos gráficos na Comunicação Visual, Impressão Digital, Dados Variáveis e Embalagens Flexíveis nos diversos suportes. A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp) parabeniza o STIG pela necessária proteção à classe.

A carta sindical atualizada consta inclusive a relação completa com os novos dirigentes do sindicato, eleitos no ano passado. "Este documento facilitará a nossa defesa em favor dos gráficos quando é negado para eles o direito de serem gráficos, com salário e direitos respectivos", fala João Ferreira, presidente do STIG. Agora, a entidade terá mais agilidade nos processos judiciais para que possa representar todos da categoria, beneficiando assim os trabalhadores e o movimento sindical nas lutas. O secretário de Comunicação da Ftigesp, Álvaro Ferreira, um dos maiores apoiadores desta direção sindical em Sorocaba, parabeniza pela ação.

Na prática, a carta sindical permitirá que seja legalmente um gráfico o empregado que faz o serviço gráfico, seja em qualquer etapa produtiva (pré-impressão, impressão e acabamento) com qualquer tecnologia e em todos os suportes (papel, plástico, metal e etc.). A carta protege os trabalhadores de não recebem salário e direitos menores quando alguns sindicatos de outras categorias profissionais os enquadram como tais. "Isso costuma ocorrer se as cartas sindicais ainda estão desatualizadas com base em estatutos sociais do sindicato com expressões genéricas para definir a abrangência da representação sindical da classe, como 'gráficos e afins', "oficina gráfica", explica Jorge Caetano, vice-presidente da Ftigesp, parabenizando o STIG pela necessária atualização da carta.

João Ferreira e Ezequias Costa, dirigente do STIG, receberam a nova carta sindical na Gerência Regional do MTE em Sorocaba na terça-feira (16). "Consolidado pelo MTE, o documento demonstra que o gráfico tem que ser representado sindicalmente somente por sua entidade de classe", diz o presidente da Ftigesp, Leonardo Del Roy, comemorando e congratulando o STIG local pela conquista. O dirigente, que preside a Confederação Nacional dos Gráficos, tem estimulado e apoiando todos os STIGs brasileiros para atualizarem as referidas cartas e os estatutos.

written by FTIGESP