Jun 23
De acordo com o Ministério do Trabalho, em abril deste ano, cerca de 39,31 milhões de pessoas estavam trabalhando com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada no Brasil, um direito de todo cidadão no país, a principal identificação e registro dos serviços profissionais de todo trabalhador.

"É na Carteira de Trabalho que estão anotados funções, cargos, contratos, salários, férias, promoções, entre outros detalhes essenciais da vida do trabalhador. É por isso que a Carteira funciona como um currículo, pois o trabalhador consegue comprovar toda experiência profissional de sua carreira", afirma o presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos), Álvaro Ferreira da Costa.

Além disso, a CTPS garante ao trabalhador alguns benefícios, como Seguro Desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), 13º salário, descanso semanal, além de benefícios previdenciários. "Devido à importância deste documento, o trabalhador deve evitar sua perda ou inutilização. Da mesma forma que o trabalhador tem suas responsabilidades, o empregador também tem, pois tem apenas 48 horas para realizar as anotações na Carteira antes de devolvê-la", completa o presidente.

Sendo assim, manter este documento em dia é essencial ao trabalhador, que pode emitir sua CTPS nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Gerência Regional do Trabalho, Postos de Atendimento ao Trabalhador e Poupatempos, por exemplo.

"O trabalhador que não tiver a Carteira assinada e atualizada pode ter problemas caso sofra um acidente, fique grávida e até mesmo pode ter problemas para receber a aposentadoria. É um direito do trabalhador ser registrado devidamente! O gráfico que estiver tendo problemas com isso, pode procurar nosso Sindicato", finalizou Álvaro.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP