Jun 22
Embora faltam meses para a chegada da data-base do reajuste salarial dos gráficos dos jornais (1º de outubro) e das demais indústrias ligadas ao ramo (1º de novembro) no Estado de São Paulo, os líderes dos sindicatos da classe iniciaram o debate sobre o pleito. Eles participaram de uma reunião na última semana para encaminhar estratégias da nova campanha salarial, que deve começar no 2º semestre. A ampla reunião de sindicalistas federados à entidade estadual da categoria (FTIGESP) abordou ainda outros pontos relevantes para os trabalhadores do setor.

Além das discussões sobre os encaminhamentos da Campanha Salarial 2016/2017, os sindicalistas também abordaram sobre a necessidade de aperfeiçoar as regras nas indústrias gráficas e jornais referente à saúde e segurança da categoria. "Existe regras sobre a questão posta através da Norma Regulamentadora (NR12) do Ministério do Trabalho. O debate girou em torno dela e como podemos, junto com os empresário do ramo, qualificar e operacionalizar a aplicabilidade e fiscalização da mesma dentro das necessidades do segmento gráfico", fala Leonardo Del Roy, presidente da FTIGESP. O debate também será levado à nível nacional, através da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas.

O Conselho ampliado de Representantes da FTIGESP também abordou o enquadramento sindical de empresas que desenvolvem atividades do ramo gráfico, mas que não estão classificadas no setor, prejudicando a vida dos trabalhadores destes indústrias, porque têm recebido menores salários e direitos comparativamente a categoria gráfica. Um consultoria especializada no tema tem atuado em favor destes casos e continuará.

Diversos outros assuntos foram abordados, haja vista a preocupação em várias frentes de ação. Todavia, a FTIGESP e demais sindicatos dos gráficos no Estado centram atenção para a vindoura campanha salarial. "No momento oportuno e estratégico começaremos a socializar algumas das questões encaminhadas sobre este tema", diz Del Roy. Ele explica que o silêncio atual é necessário para não antecipar a reação patronal.

written by FTIGESP