Fev 01
MD Papéis encerra atividades industriais da unidade de Cubatão (SP)
A MD Papéis informou que decidiu encerrar as atividades industriais da unidade localizada em Cubatão (SP), que produzia papéis para imprimir, escrever e monolúcidos. Segundo a empresa, a decisão teve como base os resultados apurados após os quatro anos de gestão da unidade industrial, no qual foram avaliados e executados diversos modelos de reduções de custos, de otimização da eficiência operacional e alterações no mix de produtos. Além disso, a empresa alegou também que os resultados econômicos mostraram-se insuficientes para a continuidade da operação, levando-se em conta ainda fatores irreversíveis como a baixa escala de produção da unidade e do enfrentamento no mesmo nível de preços dos produtores nacionais e internacionais integrados (celulose e papel). Publish 

Projeto Aprender Sempre, da Gráfica Abril, formou nova turma
A Gráfica Abril informou que no final do ano passado, por meio do projeto “Aprender Sempre – Educação de Jovens e Adultos”, iniciativa da empresa em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), 20 funcionários receberam o diploma do Ensino Médio. O projeto, coordenado pelo RH da gráfica, oferece oportunidade a funcionários e colaboradores de concluírem os estudos. "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". A frase de Leonardo Da Vinci foi citada pelo diretor superintendente da Gráfica, Eduardo Costa, durante o discurso em homenagem aos formandos. Publish

PLURAL recebe Prêmio Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação em quatro categorias
No final de dezembro foram divulgados os contemplados do Prêmio Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação. Promovido pela Editora Segmento, esta é uma das mais importantes premiações do setor e a PLURAL foi vencedora nas categorias “Melhor gráfica rotativa de revistas” e “Melhor gráfica rotativa de livros”, e Marco Cruz – gerente comercial e de marketing da PLURAL – foi eleito o “Melhor vendedor da indústria gráfica editorial” e “Melhor vendedor da indústria gráfica promocional”, sendo o único premiado no segmento de rotativas heatset. O Prêmio Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação tem abrangência nacional e foi criado para enaltecer as empresas e personalidades que mais se destacam na indústria da comunicação. Os resultados da pesquisa serão integralmente publicados na Revista Negócios da Comunicação da edição de janeiro/2012. Abigraf

Acordo prevê aumento real a aposentados que ganham acima do mínimo
Em acordo fechado nesta segunda-feira (30), deputados e senadores acenaram com a possibilidade de aumento real aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. No acordo, ficou estabelecido que o relatório sobre a proposta irá conter uma emenda pela concessão do reajuste acima da inflação, mas o índice terá de ser negociado com o Executivo.Cerca de 9,1 milhões de aposentados ganham acima do salário mínimo. Estes reivindicam reajuste total de 11,7%, que leva em conta a inflação do ano mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2010.
Paulinho
O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), considerou um avanço o relator do orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ter aceito a emenda que trata do aumento.Para Warley Martins, presidente da Copab (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), o acordo foi um avanço."Com a brecha no relatório, pelo menos temos algo a negociar", afirmou. O relatório pode ser votado nesta terça-feira (31) na Comissão. (Fonte: Agência Sindical)

Mais agilidade: dívida trabalhista poderá ser paga com cartão de crédito
A corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon assinou, nesta terça-feira (31), um termo de cooperação técnica que permitirá o uso de cartões de crédito ou débito para o pagamento de dívidas trabalhistas. A iniciativa é inédita e tem como objetivo tornar mais ágil o processo de execução de decisões e acordos na Justiça.Atualmente, quando as partes fecham um acordo, o pagamento da dívida é feito por meio de depósitos bancários e envolve uma série de etapas burocráticas a serem cumpridas desde o fechamento do acordo na sala de audiência até a liberação efetiva do dinheiro e o arquivamento do processo.Com o uso de cartões, a liberação do recurso poderá ser imediata, no caso de cartão de débito, ou em 30 dias, com o pagamento por meio do cartão de crédito. O arquivamento do processo também passa a ser feito logo após a impressão dos recibos de pagamento.A ministra explicou ainda que será possível ao devedor fazer a renegociação de sua dívida no cartão e que também serão aceitos os casos em que o devedor quiser adiantar parcelas."Embora o projeto tenha início com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, todos os cartões de crédito e de débito serão aceitos", disse a ministra.O projeto-piloto será implantado em uma das varas do trabalho de Belém (PA), onde será testado e aprimorado pelo período de seis meses. Posteriormente, o sistema será disponibilizado para todos os tribunais do país interessados em usar o sistema. (Fonte: Valor Econômico)

Taxa de desemprego em 2012 baixará para um dígito, estima Dieese/Seade
A taxa de desemprego no Brasil deverá continuar recuando em 2012, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Sistema Estadual de análise de dados (Seade).A expectativa das entidades é de que a taxa desemprego baixe de 10,5% em 2011 para um percentual de um dígito neste ano.Segundo Alexandre Loloian, coordenador da equipe de análise da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), esse cenário mostra-se possível diante dos sinais de reaceleração da economia brasileira e da indicação do Banco Central de que os juros cairão abaixo de 10% ao ano. "Isso dará um fôlego extra à economia", comenta, acrescentando que considera em sua avaliação uma expansão entre 3% e 4% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.O único fator que poderia impedir que a taxa de desemprego recuasse a um dígito, de acordo com o economista do Dieese Sergio Mendonça, seria uma crise bancária na Europa.A taxa de desemprego de 10,5% registrada no ano passado foi a mais baixa para o conjunto das sete regiões pesquisadas pelo Dieese/Seade (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal) desde 1998, informou Loloian. Percentuais de um dígito, segundo ele, não são contabilizados há duas décadas."Além de gerar vagas, estamos melhorando a qualidade do emprego no país", pontua Loloian. Em 2011, ressalta o coordenador da equipe de análise da PED, nove em cada dez empregos criados no país ofereciam carteira assinada. (Fonte: Valor Econômico)
Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jan 31
SUSTENTABILIDADE – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debate nesta terça-feira (31), na sede da entidade, em Brasília, os caminhos da agricultura de baixo carbono, prática que permitirá à agropecuária brasileira se consolidar como a maior e mais sustentável do planeta. O tema será discutido durante o seminário de lançamento do Guia da Agricultura de Baixo Carbono, primeiro de uma série de quatro encontros regionais organizados pela CNA em parceria com a Embaixada Britânica, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Fonte: Assessoria de Imprensa da CNA
 
ECONOMIA I – O presidente da Associação Brasileira de Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring (Anfac), Luiz Lemos Leite, considera saudável que a política monetária implementada pelo Banco Central, nos últimos meses, tenha uma estratégia sustentável no curto, médio e longo prazo. "Para que isso se torne possível é necessário implementar urgentemente medidas complementares como controle rigoroso e de redução do atual déficit público, de equilíbrio fiscal e contas previdenciárias, dentre outras”.
 
ECONOMIA II – E continua: “Muito embora a redução da taxa básica Selic sinalize uma tendência, o que se verifica na prática, é que há uma distância abissal entre o patamar da Selic e as taxas praticadas pelo mercado. Seja como for, nossa percepção é de que, no curto prazo, essa política tem permitido a manutenção do consumo, via incentivo do crédito direto, beneficiando o atendimento de demandas reprimidas principalmente de camadas menos favorecidas da população brasileira". Fonte: Assessoria de Imprensa da Anfac
 
Projeto de Lei do Senado autoriza demissão por justa causa de empregado que faltar por 20 dias sem motivo.
O empregado contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, com carteira assinada, poderá ser demitido por justa causa se faltar ao serviço por 20 dias consecutivos. A proposta foi apresentada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) no Projeto de Lei do Senado 637/11 que altera o Decreto-Lei 5452/43 - CLT, para disciplinar o chamado abandono de emprego.
Atualmente, lembra o parlamentar no projeto, a legislação trabalhista não dispõe a respeito do prazo de ausência injustificada para caracterização do abandono de emprego, cabendo tal tarefa à jurisprudência trabalhista.
A Súmula nº 32 do Tribunal Superior do Trabalho, que tem sido adotada como parâmetro nesses casos, entende que faltar ao serviço por 30 dias consecutivos gera a presunção do abandono do emprego, o que acarreta a demissão por justa causa.
Como a prestação do serviço é elemento básico do contrato de trabalho, a falta contínua e sem motivo justificado é fator determinante do descumprimento da obrigação contratual - ressalta Raupp.
A proposta determina também que o empregador deverá notificar o empregado pessoalmente ou através do correio, com aviso de recebimento, da aplicação da justa causa por abandono de emprego, caso o trabalhador não retorne à atividade antes de completar os 20 dias de ausência injustificada. Caso o empregado não seja encontrado em seu endereço, deverá o empregador publicar edital de abandono de emprego em jornal de circulação local.
O objetivo da medida, segundo o senador, é possibilitar ao empregado a apresentação de justo motivo que tenha inviabilizado o seu comparecimento ao local de trabalho, afastando-se, com isso, a aplicação da medida extrema de rompimento do vínculo contratual.
O projeto visa regulamentar a CLT, no sentido de possibilitar ao obreiro que apresente suas justificativas do não comparecimento ao trabalho, considerando que o desligamento sem justa causa deve ser precedido com base na apuração dos fatos que ensejaram a ausência injustificada - argumenta o senador.
Lacuna
Segundo Valdir Raupp, ao disciplinar o abandono do emprego e determinar legalmente o prazo para afastamento do trabalho injustificado do empregado, o projeto preencherá lacuna importante na legislação trabalhista.
Tal medida também resguardará o empregador, que a partir do não atendimento à comunicação enviada ao empregado ou após a publicação do edital de abandono de emprego, poderá levar a efeito a rescisão contratual por justo motivo, o que possibilitará, inclusive, a contratação de novo trabalhador para o preenchimento da vaga - acrescenta. O projeto receberá decisão terminativa Decisão na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será relatado pelo senador Armando Monteiro(PTB-PE). Fonte: Boletim Síntese IOB /Supremo Tribunal Federal
 
Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas :Cartório poderá exigir certidão.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) pretende ampliar a exigência da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), tornando-a obrigatória também para todas as transferências de imóveis e partilhas de bens em separações e divórcios. O objetivo é evitar que pessoas e empresas com dívidas na Justiça do Trabalho pratiquem fraudes à execução - transferindo bens a terceiros com a intenção de impedir que sejam usados para quitar esses débitos.
Assim, se o vendedor de um imóvel estiver inadimplente com a Justiça do Trabalho, o comprador ficará ciente disso. Caso insista na transação, será informado de que ela pode vir a ser anulada judicialmente, para garantir o pagamento da dívida.
Se isso ocorrer no futuro, o comprador não poderá alegar que pagou pelo imóvel de boa-fé, já que estava ciente dos riscos envolvidos na compra. O mesmo ocorrerá na partilha de bens resultante de divórcios ou separações. O imóvel transferido por um devedor ficará sujeito a ser usado, no futuro, para quitar o débito.
Na semana passada, o secretário-geral da Presidência do tribunal superior, juiz Rubens Curado Silveira, discutiu o assunto com juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O TST se comprometeu a entregar uma proposta mais detalhada, que será avaliada pela corregedoria. A CNDT passaria a ser exigida pelos próprios cartórios, por determinação do CNJ.
Atualmente, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas é exigida das empresas que queiram participar de licitações públicas. O documento atesta a ausência de dívidas com a Justiça do Trabalho. A CNDT foi criada pela Lei nº 12.440, que entrou em vigor em 4 de janeiro. O documento pode ser impresso gratuitamente pelo site do TST.
O sistema de identificação de devedores foi criado para resolver uma situação constrangedora na Justiça do Trabalho. Atualmente, de cada cem pessoas que ganham uma ação trabalhista, apenas 31 recebem. São cerca de 2,5 milhões de processos em fase de execução no país. O objetivo do TST é criar incentivos para o pagamento de débitos trabalhistas. (MM) Fonte: Valor Econômico
 
Justiça paulista diverge sobre aviso prévio.
Um funcionário que trabalhou por 38 anos na Elevadores Atlas Schindler e foi demitido em abril do ano passado não conseguiu, pelo menos em primeira instância, o direito ao aviso prévio indenizado proporcional, estabelecido pela Lei nº12.506, de 11 de outubro.
A norma instituiu um acréscimo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao máximo de 90 dias - após 21 anos de tempo de serviço. A juíza Maria José Bighetti Ordoão Rebello, da 52ª Vara do Trabalho de São Paulo, entendeu que, como o trabalhador foi demitido antes da entrada em vigor da lei, não teria direito ao benefício. Com isso, manteve apenas os 30 dias de indenização. O valor da causa é de R$ 18 mil. Ainda cabe recurso.
Essa é a segunda decisão sobre o tema na Justiça paulista. A outra, porém, foi favorável a um ex-trabalhador da Delga Indústria e Comércio, demitido em 31 de outubro de 2010. Após dois anos e 28 dias de empresa, obteve o benefício previsto em lei.
O juiz Carlos Alberto da Fonseca, da 51ª Vara do Trabalho da capital, determinou o pagamento de R$ 269,73, referentes a seis dias a mais de aviso prévio. Para o juiz, o trabalhador teria esse direito porque o artigo 7º, inciso XXI, da Constituição, já estabelecia um prazo mínimo de 30 dias para o aviso prévio indenizado. Segundo seu entendimento, a nova lei deveria então ser aplicada.
A discussão ainda deve tomar corpo no Judiciário. Isso porque somente o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes afirmou ter preparado cerca de duas mil ações individuais para pleitear esses dias de acréscimo para os que foram demitidos nos últimos dois anos - prazo dado para que se entre com ação na Justiça do Trabalho.
O Sindicato Nacional dos Aeroviários também diz ter protocolado ações judiciais em Brasília contra nove companhias aéreas, pedindo o aviso prévio proporcional retroativo. A estimativa, segundo o sindicato, é de que se entre com cerca de 60 mil ações a favor de trabalhadores demitidos desde a edição da Constituição de 1988.
Para o advogado Carlos Gonçalves Junior, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, é normal que existam decisões divergentes sobre o tema. Porém, segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) já tem, desde 2007, um entendimento que pode beneficiar os trabalhadores, ao considerar que os dispositivos constitucionais têm aplicação imediata.
Os ministros estenderam o direito de greve dos funcionários da iniciativa privada aos funcionários públicos, baseados na Constituição. "No entanto, nem todos os juízes devem ter essa visão mais moderna", diz.
Com essas ações, as empresas temem a possibilidade de ter que pagar o aviso prévio proporcional para todos os demitidos nos últimos dois anos. Uma quantia que não foi provisionada. Até porque ainda não havia lei que regulamentasse esse acréscimo.
Advogados de empresas, porém, acreditam que os tribunais superiores devem ser contra essa nova tese. Para Danilo Pereira, da área trabalhista do Demarest & Almeida, a lei só poderia ser aplicada para os casos posteriores à entrada em vigor da lei.
O advogado Otávio Pinto e Silva, do Siqueira Castro Advogados, concorda com essa posição. "Na época em que a empresa demitiu, não havia lei que determinasse o pagamento."
Procurada pelo Valor, a assessoria de imprensa da Elevadores Atlas Schindler informou que a companhia prefere não se manifestar sobre o caso. Já a Delga comunicou que, apesar de caber recurso à segunda instância, preferiu pagar o que determinou a Justiça. Fonte: Valor Econômico
Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jan 30
Burti adota crowdsourcing interno para dar espaço às ideias
Expandir o diálogo com os colaboradores valorizando mais as pessoas do que os processos. Esse é o caminho adotado pela Burti, empresa de soluções digitais e de impressão para o mercado de marketing, visando aumentar o fluxo de ideias entre os seus 467 colaboradores. Eles serão recompensados por boas sugestões e a iniciativa dará oportunidade para que todos explorem seus potenciais. A ação tem como objetivo aprimorar ainda mais métodos e processos, além de fomentar o surgimento de novos serviços e soluções. As ideias escolhidas e colocadas em prática são contempladas com premiação em dinheiro. A análise das propostas é feita por gestores das áreas ligadas à sugestão e pelo setor de marketing da empresa. AdNews

Manroland será dividida em três unidades independentes
Durante os procedimentos de insolvência da manroland, um comitê da empresa decidiu, em meados de janeiro, dividi-la em três unidades independentes. O intuito é colocar a empresa nas mãos dos investidores. Os principais motivos que levaram a essa decisão foram os conceitos operacionais existentes, a absorção planejada de funcionários e uma rápida implantação de contratos de venda. As instalações de Augsburg, responsáveis por sistemas de impressão rotativa, serão vendidas para o Possehl Group e terão 1473 funcionários, mantendo todos os cargos de aprendiz. A fábrica em Plauen, que terá 750 empregados, será terceirizada como uma nova empresa, mas pode, no futuro, estabelecer relações de fornecimento de longo prazo com o Possehl Group. Já a fábrica de Offenbach, focada em sistemas de impressão plana, será reestruturada em cooperação com um investidor e empregará cerca de 300 pessoas. Revista Tecnologia Gráfica

Brasil exportou US$ 3,206 bilhões na terceira semana de 2012
Na terceira semana de janeiro, entre os dias 16 a 22, com cinco dias úteis, as exportações brasileiras foram de US$ 3,206 bilhões, com média diária de US$ 641,2 milhões. Na comparação com o resultado médio das duas primeiras semanas do ano (US$ 733,4 milhões), houve queda de 12,6%. Entre os produtos manufaturados (-7,8%), houve diminuição dos embarques automóveis de passageiros, óleos combustíveis, polímeros plásticos, máquinas e aparelhos para terraplanagem, óxidos e hidróxidos de alumínio e energia elétrica. Já as exportações de bens semimanufaturados registraram acréscimo de 5,2%, motivado pelo aumento nas vendas de produtos semimanufaturados, como a celulose. As importações, no período, somaram US$ 3,785 bilhões com resultado médio diário de US$ 757 milhões. O número é 5,7%, inferior à média aferida na primeira e na segunda semana de janeiro (US$ 802,8 milhões). Deste modo, a balança comercial semanal registrou déficit de US$ 579 milhões, com média diária negativa de US$ 115,8 milhões. A corrente de comércio da terceira semana de janeiro somou US$ 6,991, com resultado médio diário de US$ 1,398 bilhão. Celulose Online

Trabalhar demais eleva risco de depressão, mostra pesquisa britânica
Trabalhar demais não aumenta só o cansaço, mas também o risco de desenvolver depressão. A conclusão foi obtida em estudo feito por pesquisadores britânicos e publicado na PLoS ONE.Os pesquisadores recrutaram mais de 2.000 trabalhadores, entre 35 e 55 anos, de cargos diferentes. Eles foram acompanhados por seis anos e os cientistas notaram uma associação clara entre o excesso de horas trabalhadas e a depressão.Os que trabalhavam mais de 11 horas diárias tinham mais chances de sofrer da doença. Em seguida, apareciam como grupos de risco as mulheres, os jovens e os mal-remunerados.
Desafio e remuneração
Ao logo do estudo, 66 participantes experimentaram episódios graves de depressão, especialmente os que trabalhavam mais do que oito horas por dia.
No entanto, homens com empregos desafiadores e bons salários apresentaram níveis de depressão menores em relação aos outros grupos, mesmo passando bastante tempo na empresa. Segundo os pesquisadores, gostar do que se faz e ter o apoio de subordinados para realizar o trabalho têm efeito protetor para eles.Já entre as mulheres ter um bom cargo não protege da depressão, provavelmente porque elas possuem mais responsabilidades que os homens fora do trabalho.Com relação aos mais jovens, os pesquisadores especulam que o alto nível de depressão tenha relação com o fato de terem que se dedicar à carreira ao mesmo tempo em que têm de enfrentar desafios na vida pessoal e financeira. (Fonte: UOL)

Um em cada cinco profissionais no mundo todo trabalha de casa
A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e suas facilidades permitem, inclusive, que a distância entre trabalho e casa diminua. Uma pesquisa revelou que um em cada cinco profissionais no mundo todo frequentemente trabalham de casa, ou seja, 17% dos trabalhadores do planeta.Ainda, cerca de 7% dos entrevistados afirmaram que trabalham de forma remota todos os dias, e 10% disseram que fazem o mesmo constantemente, durante as noites e aos finais de semana. A pesquisa foi realizada pela Ipsos/Reuters, e contou com 11.383 entrevistados de 24 países.
Regiões
Entre as regiões do mundo, os profissionais que mais costumam trabalhar de casa são aqueles residentes do Oriente Médio/África, onde 27% afirmaram que trabalham frequentemente de casa.O volume de profissionais que fazem o mesmo também é alto na América Latina (25%) e na região da Ásia/Pacifico (24%). Já na América do Norte e mesmo na Europa, apenas 9%, em cada região, afirmou que trabalham de forma remota a partir de suas casas.Em relação aos países, o estudo revelou que os empregados da Índia (56%), Indonésia (34%), México (30%), Argentina (29%), África do Sul (28%) e Turquia (27%) são os que trabalham de casa com mais frequência. Por outro lado, aqueles da Hungria (3%), Alemanha (5%), Suécia (6%), França (7%), Itália (7%) e Canadá (8%) são os que trabalham de casa com menor frequência.A pesquisa também mostrou que aqueles com maior grau de educação são mais propensos a trabalhar de forma remota com maior frequência, assim como os que estão na faixa etária inferior aos 35 anos e os que possuem alta renda mensal. Por fim, homens (19%) tende a trabalhar mais de forma remota do que as mulheres.A pesquisa levantou dados de 24 países, sendo eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Polônia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Turquia. Todas as entrevistas foram feitas on line, entre os dias 7 e 20 de outubro de 2011. (Fonte: InfoMoney)
Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jan 25
Empresa contrata detetive para investigar funcionário
Funcionários em conflitos com a empresa onde trabalham, suspeitos de roubar bens, e profissionais sondados para ingressar em uma nova companhia são potenciais investigados por detetives contratados por patrões.Empresas de detetives dizem que esse mercado tem crescido, apesar de ainda ser menos importante que o das investigações conjugais.O dono da agência Líder, Fabrício Dias, 32, diz atender, em média, quatro companhias por mês.Uma delas é um restaurante. O dono, A.G., 38, percebeu que a quantia de peixe consumida não batia com as vendas. "Colocamos uma câmera escondida no estoque, e um funcionário desviava o material." Os investigadores o seguiram até Sorocaba (102 km de SP), onde o peixe era vendido. O dono fez acordo e ele pediu demissão.As empresas têm o receio de não punir quem desvia bens ou recebe indenização sem ter direito.Para o dono da agência de detetives Activa, que não se identificou, se um empregado vence ação de afastamento por doença de trabalho, sem estar incapacitado, abre caminho para outros fazerem o mesmo.Erivaldo Lima, 42, achou revoltante descobrir que foi investigado pela companhia em que trabalhou.Afastado por não ter movimento no pulso esquerdo, foi demitido por justa causa sob a alegação de que tinha outra ocupação. A companhia apresentou um detetive, que disse que Lima trabalhava em casa, o que ele nega. Folha de S.Paulo

Aposentado pode consultar novo benefício no banco
Os bancos já começaram a informar o novo valor dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) direto nas agências.O pagamento das aposentadorias com reajuste começa amanhã e vai até o dia 7.No caso dos clientes do Banco do Brasil, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, a consulta já pode ser feita por todos os que recebem um benefício do INSS.No Itaú Unibanco, a consulta pode ser feita hoje por todos os aposentados que recebem até o dia 31 de janeiro.No HSBC e no Santander, o valor aparece no extrato somente no dia em que a grana é paga pelo INSS. Agora SPCriação de empregos em 2011 foi 23% menor que em 2010Brasília - A criação de empregos com carteira assinada em 2011 caiu 23% em relação a 2010. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, foram abertas no ano passado 1,94 milhão de vagas, contra 2,54 milhões de novos empregos registrados em 2010.Apenas em dezembro, 408,1 mil postos de trabalho foram fechados. O número é ligeiramente superior que o registrado em dezembro de 2010 (407,5 mil empregos extintos).Os dados do Caged de 2011 foram divulgados nesta terça-feira (24). Agência Brasil

Índice de Confiança do Consumidor cai no primeiro mês de 2012
Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve uma queda de 3% entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. O índice passou de 119,6 pontos no mês passado para 116 pontos nesta primeira apuração do ano de 2012.A queda da confiança do consumidor foi provocada pela redução dos subíndices da Situação Atual, que caiu 2,3% (ao passar de 140,7 para 137,4 pontos), e de Expectativas, que diminuiu 3,4% (ao passar de 108,6 para 104,9 pontos).Segundo a pesquisa da FGV, a proporção de consumidores que avaliam a situação econômica local como boa diminuiu de 27,1% para 24,4%; enquanto aqueles que a consideram ruim aumentaram de 17% para 18,4%.Já o item que mais contribuiu para a queda do Índice de Confiança do Consumidor foi a intenção de compra de bens duráveis nos seis meses seguintes. A parcela de consumidores que pretendem comprar mais caiu de 19,5% para 15,9%. A proporção dos que pretendem comprar menos subiu de 31,3% para 37,8%. Agência Brasil

No Dia do Aposentado, ministro interino da Previdência diz que desafio é aprimorar sistema
Brasília - No Dia do Aposentado, o ministro interino da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, disse hoje (24) que o esforço do governo é para aprimorar o atendimento em todo país e fazer com que o sistema seja mais eficiente. “O que queremos é cada vez mais eficiência na gestão e melhoria da prestação dos serviços”, destacou.Gabas reconheceu que ainda há muito o que avançar, mas ressaltou que as mudanças devem ser permanentes para facilitar o acesso das pessoas aos serviços previdenciários. “Modificamos [alguns] procedimentos para que o acesso dos cidadãos aos nossos serviços seja facilitado”, disse ao participar, pela manhã, de solenidade de aniversário do Ministério da Previdência Social.O ministro interino ressaltou que a presidenta Dilma Rousseff cobra de forma constante mais profissionalismo no atendimento aos cidadãos. “A presidenta Dilma tem nos cobrado mais eficiência, mais empenho, profissionalização das nossas unidades de atendimento, da nossa gestão”, ressaltou.No entanto, as dificuldades de acesso a informações, ao encaminhamento de documentos para a aposentadoria e a burocracia do órgão para obter a aposentadoria predominam entre as queixas dos trabalhadores. Essa é a queixa do comerciante Rubens Rodrigues de Alvarenga, de 52 anos, que há quatro anos se viu obrigado a pedir o benefício após amputar uma das pernas em decorrência das complicações de um aneurisma vascular.“Os peritos não me aposentam porque dizem que eu posso trabalhar normalmente. O problema é que sinto dores constantes e tenho pouca mobilidade, mesmo assim preciso continuar trabalhando, enquanto a aposentadoria não sai, tenho que manter minha família e pagar as contas”, disse o comerciante que tenta obter a aposentadoria. Agência Brasil

Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP

Jan 24
DIA DE LUTA PELA CIDADANIA
-Considerando que, a Variação Total Acumulada dos Benefícios Previdenciários nos últimos dez anos é mais de 100% inferior à Variação Total Acumulada do Salário Mínimo; 
-Considerando que, o princípio de igualdade determinado pela nossa Constituição Federal não está sendo observado pelas autoridades governamentais com vistas a Idosos Aposentados e Pensionistas  Segurados da Previdência Social, que recebem valor mensal acima do Salário Mínimo; 
-Considerando que, os Idosos Segurados da Previdência Social contribuíram sempre para, após cumprirem os anos de trabalho determinados em Lei, receberem um "Seguro Previdenciário" para manutenção própria e da família, conforme "reza" a nossa Carta Magna e o ESTATUTO DO IDOSO; 
-Considerando que, os Auxílios pagos aos Assistidos pelos Serviços Assistenciais do Governo devem continuar sendo pagos tendo como fonte de recursos os Órgãos Governamentais responsáveis pelo atendimento a esta População Carente, deixando de "sangrar" os cofres da Previdência Social,   e 
-Considerando que, passando a efetuar somente os pagamentos aos "Segurados da Previdência Social", o Sistema Previdenciário Público continuará sempre contando com  "sobra de caixa", desde que administrado de forma correta, que os devedores do Sistema sejam cobrados (inclusive o Governo)... e os fraudadores punidos e obrigados a restituírem (atualizados) o valores que nos subtrairam furtivamente,  
LEMBRAMOS que já foram aprovados pelo Senado Federal e se encontram tramitando na Câmara dos Deputados, os seguintes Projetos de Lei:
1 - Projeto de Lei nº 0001/07, que visa estender o mesmo critério de reajuste do salário mínimo ao reajuste de benefícios da Previdência Social; 
2 - Projeto de Lei nº 3299/08, que visa acabar com o perverso "Fator Previdenciário", cujas regras, adotadas ainda no governo FHC, retardam  e causam grande prejuízo no cálculo da aposentadoria inicial; 
e 3 - Projeto de Lei nº 4434/08, que visa recuperar  perdas acumuladas nos pagamentos de  proventos de  idosos, aposentados e pensionistas. 
Essas medidas, quando aprovadas, representarão o respeito à Constituição Federal e ao ESTATUTO DO IDOSO e terão grande alcance social, representando estímulo à uma melhor distribuição de rendas, crescimento econômico e geração de empregos.  SE FAZ NECESSÁRIO... 
a) - Fazer cientes todos os segmentos da Sociedade Brasileira  e acionarmos as  Organizações Governamentais e Não Governamentais  convidando  a todos para lutarem conosco, lançando mão dos vários recursos legais (inclusive campanhas eleitorais), exercendo forte pressão no Legislativo; 
b) - SOLICITAR COM INSISTÊNCIA AOS DEPUTADOS FEDERAIS para que ocorra a imediata apreciação e aprovação dos Projetos de Lei acima mencionados, que há mais de dois anos foram aprovados pelo Senado Federal e, desde então, tramitam "em passo de tartaruga" pela Câmara dos Deputados;
c) - Usar todos os órgãos de divulgação disponíveis (principalmente a Internet) para divulgação do andamento destes Projetos de Lei, hoje na Câmara dos Deputados, até que ocorram suas aprovações e homologações;
 
d) - Acionar os Conselhos Municipais do Idoso, Conselhos Estaduais do Idoso, Conselho Nacional do Direito do Idoso, Entidades Religiosas, Centrais Sindicais, Sindicatos,  Organizações Governamentais e  Não Governamentais que visam o bem estar e respeito aos direitos dos Idosos Aposentados ou Pensionistas,   para que encaminhem aos Deputados Federais Ofícios e Moções de Apelo visando a imediata aprovação dos PL's nºs 0001/07, 3299/08 e 4434/08, e  
e) - Ao final, DIVULGAR COM ÊNFASE os nomes dos Deputados Federais e autoridades do Poder Executivo que colaborarem para a aprovação e, principalmente, os nomes dos que "ficarem em cima do muro" ou se posicionarem contra tais Projetos de Lei.   
Santos/SP, 24 de janeiro de 2012. 
José Luiz Lopes dos Santos  
Conselheiro do Conselho Muncipal do Idoso de Santos e do Conselho Estadual do Idoso/SP 

written by FTIGESP

Ir para página início  569 570 571 572 573 574 575 576 577 578  última